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O coordenador do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Carlos Francisco Bintencourt Jorge, considerou normal o índice de queda nas consultas no ano de 2012 de 8,92%, o que reflete, segundo ele, uma tendência natural do comportamento do consumidor em geral. “O elevado uso dos cartões de crédito, débito e benefícios, faz com que as consultas pelo crediário sejam menos intensas”, disse o dirigente que considera o índice atingido como satisfatório. “Tecnicamente é bom, porém, para nós seria melhor se fosse positivo e elevado”, disse o dirigente da Acim que considerou o mês de dezembro, com 13,8% de queda dentro dos padrões dos principais meses do ano. Em 2011 foram 47.289 consultas no maior e melhor período de vendas do comércio em geral, diante das 40.736 consultas realizadas em dezembro deste ano. Na opinião de Carlos Francisco Bintencourt Jorge os meses de: Fevereiro (-12,6%), Agosto (-11,8%) e Junho (-9,14%) quando se tem a retomada do comércio após Carnaval, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, respectivamente, como um dos principais meses em termos de consultas, o mês de dezembro está dentro do parâmetro normal. “O mês de maio, o segundo melhor do ano, as consulta tiveram queda de 7,6%”, lembrou o dirigente ao observar queda nas consultas ao SCPC em todos os meses do ano, tendo o menor deles em outubro, com 0,05% a menos do comparado com o ano passado. “E o mês de outubro é um dos melhores em volume de vendas por causa do Dia das Crianças”, lembrou o dirigente. Durante os doze meses do ano em 2011 foram realizadas 486.733 consultas ao banco de dados do SCPC da Acim, diante das 443.310 consultas realizadas no ano de 2012, atingindo a queda de 8,92%. “O crediário só é oferecido para quem compra parcelado nas lojas”, explicou o coordenador da Acim ao lembrar que nas vendas a vista, ou através dos cartões, não é feita a consulta ao SCPC por serem negociações com recebimento garantido. “Mesmo utilizando o crédito de uma instituição financeira, o recebimento do comerciante é certo”, disse ao aceitar a mudança de comportamento do consumidor que passou a utilizar mais as compras através dos cartões. “Mesmo com o elevado uso dos cartões, as consultas ao SCPC são feitas como forma de maior segurança para os comerciantes”, opinou ao verificar que o parcelamento utilizado pelo crediário é feito quando ultrapassa o número de parcelas oferecido pelos cartões. De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge os meios eletrônicos de pagamento são garantidos, porém, com custos variáveis de segmento e de instituição financeira. “Mesmo pagando este custo operacional, o comerciante prefere a garantia do recebimento”, acredita o dirigente da Acim que sugere a consulta com o mínimo de dúvida. “A loja não pode ter um índice de inadimplentes elevado”, falou. “Nosso sistema é interligado em todo o território nacional de forma instantânea e com um histórico considerado como o mais completo”, disse. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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