Título: Crescimento no varejo chega a 8,4% diz Acim
 
Libânio Victor Nunes de Oliveira avalia performance do mercado varejista em 2012
 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Libânio Victor Nunes de Oliveira considerou razoável o crescimento do varejo em 2012 que fechou em alta de 8,4% nas vendas. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) as vendas no comércio varejista brasileiro encerraram 2012 mostrando sinais de fraqueza ao recuarem 0,5% em dezembro, evidenciando a dificuldade de recuperação da atividade econômica, embora ainda tenham fechado o ano com alta de 8,4% sobre 2011. “Poderia ter sido pior”, disse o dirigente mariliense ao analisar os dados estatísticos. “O recuo visto em dezembro foi o primeiro resultado negativo após seis meses consecutivos de crescimento”, comparou.

Em novembro, as vendas haviam subido 0,3% e a última queda tinha sido registrada em maio, de 0,9%. “Os hipermercados e supermercados puxaram as vendas do varejo em 2012”, admitiu o presidente da Acim. Apesar de ter havido um recuo no volume de vendas, a receita nominal de vendas subiu 0,2% em relação a novembro, indicando que houve aumento de preços no período. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve desaceleração da expansão do volume de vendas para 5,0%, após avanço de 8,4% em novembro na mesma comparação. Já a receita nominal subiu 10,9% na mesma comparação.

Os resultados surpreenderam ao ficar bem abaixo da expectativa do mercado, sendo que nenhum analista esperava queda nas vendas na comparação mensal, de acordo com a pesquisa. Na média das projeções, a expectativa era de alta de 0,8% em dezembro sobre novembro, com as contas variando entre alta de 0,20% e 1,60%. Para a variação sobre dezembro de 2011, a expectativa era de ganho de 7,35% na média de 24 estimativas, com as projeções variando de 6,0 a 9,6%.

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda sobre o mês anterior, com destaque para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com recuo de 15,5% após queda 13% em novembro. Por sua vez, as vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico registraram queda de 4,1% em dezembro diante de novembro, após alta de 4,7% no mês anterior. Já no acumulado em 2012, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão no volume de vendas de 8,4% em relação ao ano anterior, respondendo por 44,6% da taxa anual do varejo. O segundo maior impacto foi do setor de Móveis e eletrodoméstico, com alta de 12,3% em relação a 2011.

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