Título: Consultas jurídica do SCPC crescem 1,02% em fevereiro
 
Carlos Francisco Bitencourt Jorge é o coordenador do SCPC da Acim
 
Estatística do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), revelou crescimento nas consultas jurídicas de 1,02% somente no mês de fevereiro. No acumulado dos dois primeiros meses do ano chega a média de 4,55%, o que, segundo o presidente da entidade, Libânio Victor Nunes de Oliveira isto demonstra o desejo de uma maior negociação entre empresas. “As consultas jurídicas envolvem os CNPJs da empresas”, comentou o dirigente que considera seguro a consulta prévia antes de qualquer fechamento de contrato. “É sempre melhor saber as condições com quem está negociando”, falou com experiência no varejo, mas alertando que consultas não representam negócios fechados.

De acordo com os dados do SCPC da Acim, somente no mês de fevereiro de 2013 foram realizadas 2.958 consultas sobre CNPJs, diante das 2.928 consultas realizadas no ano passado, do mesmo serviço e do mesmo período. No ano passado os dois primeiros meses do ano realizaram 5.774 consultas sobre CNPJs, diante das 6.037 acumuladas no bimestre de 2013. “As consultas jurídicas normalmente envolvem empresas que negociam prazos nos pagamentos, sem envolver pagamentos a vista ou através dos cartões de crédito ou débito”, explicou Carlos Francisco Bintencourt Jorge, coordenador do SCPC da Acim.

Os dados sobre os CPF, ou seja, as consultas sobre pessoas físicas, mantém a queda aguardada diante das negociações através dos cartões de crédito, débito e de benefícios. Em fevereiro de 2012 foram realizadas 33.566 consultas de CPFs diante das 28.740 consultas realizadas este ano, com queda de 14,37%. Na média anual do bimestre o índice chega a menos 10,17%, com 69.919 consultas realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, diante do mesmo período deste ano com 62.808 consultas sobre CPFs realizadas até então. Nas consultas com cheques a queda também continua com menos 12,05% em fevereiro e menos 7,95% no acumulado do bimestre.

Quanto as inclusões e exclusões de CPF ao banco de dados, houve queda nas inclusões (-8,85) e elevação nas exclusões (39,18%) somente no mês de fevereiro. Na média acumulada são: menos 5,02% nas inclusões e elevação de 19,52% nas exclusões. “Isto quer dizer que mais pessoas passaram a ter o crédito de volta”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao observar elevação na exclusão de CPF nos meses de janeiro e fevereiro diante das inclusões que foram feitas nos dois primeiros meses do ano menores do que a exclusão.

Sobre os devedores cadastrados a quantidade chega a 28.092 nos últimos cinco anos, perfazendo um total de dívidas ativas de 57.004 débitos registrados num valor de R$ 14.046.607,92 a menos no comércio. “Esse valor deixa de circular entre as lojas da cidade”, alertou o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao chamar a atenção para que credores e devedores cheguem num acordo para que o valor seja diminuído e a economia local aquecida.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial