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O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, está alertando os empresários em geral, quanto a importância dos contribuintes estarem atentos a validade da certificação digital. Com as renovações iniciadas em janeiro, por causa de documento vencido, isto pode prejudicar profissionais que devem entregar documentos para a Receita Federal, e ter outros contratempos. “Se o documento estiver vencido, o contribuinte pode ter problemas com a conectividade social, serviço de FGTS e com a entrega de declarações e emissão de notas fiscais”, disse o dirigente da associação comercial. “Advogados, por exemplo, não poderão fazer peticionamento eletrônicos”, exemplificou. De acordo com José Augusto Gomes as pessoas físicas e jurídicas, ou órgãos públicos que em 2010 emitiram o certificado, esse ano deverão renovar a documentação, que tem validade de três anos. “Daí a importância do usuário observar este detalhe”, alertou o superintendente da Acim ao fazer o alerta e colocar a Acim a disposição para a renovação da certificação. “Pode acontecer da pessoa achar que pelo fato de ter em mãos a assinatura digital, é para o resto da vida”, comentou ao lembrar que a cada três anos é preciso atualizar a certificação digital que deixa de funcionar. Para o superintendente da Acim quando um empreendedor decide certificar digitalmente a empresa ele obtém ganhos em competitividade, pois agiliza os processos produtivos, com mais segurança às suas movimentações financeiras, e confere à empresa uma identidade eletrônica que permite o controle destas operações com economia de tempo e redução de custos. “Hoje o acesso a informação sobre a certificação digital é muito grande”, disse José Augusto Gomes ao citar uma cartilha existente sobre o tema com o objetivo de orientar micro e pequenos empreendedores que desejam obter a certificação e, com isso, ampliar o campo de atuação. “Os interessados podem ter acesso gratuito a todo o conteúdo do material através do endereço www.beneficioscd.com.br”, anunciou José Augusto Gomes. “Nele, é possível encontrar o passo-a-passo para o processo de certificação e o uso correto do documento”, falou. “Ali é descrito em tópicos como definições e conceito, possibilidade de uso, como adquirir (com informações detalhadas para pessoas físicas e jurídicas e a documentação necessária) e curiosidades”, explicou ao lembrar que no sites da Acim e da Boa Vista Serviços também constam informações sobre o assunto. O download pode ser efetuado nos formatos PDF, iPad e Pageflip. Este último permite ao usuário virar as páginas como se estivesse lendo um livro ou um jornal. De acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas, autarquia ligada à Presidência da República, há hoje cerca de 5 milhões de certificados ativos e, apenas em 2011, foram concedidos 1,74 milhão. A região Sudeste concentra mais da metade das empresas já certificadas digitalmente. São 51,7% das 5,25 milhões de firmas que já adotaram o seu uso. # Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros MSN: marciomedeiros72@hotmail.com – Skype: marciomedeiros8020 www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
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