Título: Acim e Sebrae mostram os rumos do varejo no Mundo
 
Evento teve bom conteúdo e presença de empreendedores interessados nas tendências de mercado
 
Dezenas de empreendedores de Marília e região estiveram reunidos no auditório da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), num trabalho em conjunto entre a entidade associativa e o Escritório Regional do Sebrae, quando o consultor especialista em varejo, Rodrigo Palermo de Carvalho e o coordenador do Comércio Varejista do Estado de São Paulo do Sebrae-SP, Gustavo Carrer, transmitiram aos participantes as principais tendências do varejo no Mundo, através das experiências que tiveram NRF 2013 Retail’s Big Show, realizada em Nova York, EUA, em janeiro deste ano. “É a maior feira varejista do mundo, que reúne empresas de dezenas de países”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim.

O evento denominado de “Rumos do Varejo no Brasil e no Mundo”, vem sendo realizado em diversas cidades do interior paulista pelo Sebrae-SP. “Estamos repassando esta experiência para quem sabe, montarmos um grupo brasileiro do interior paulista para a feira do ano que vem”, disse o gerente administrativo do Escritório Regional do Sebrae em Marília, Marcelo Montagnana, que coordenou o evento realizado em conjunto.

Os especialistas Rodrigo Palermo e Gustavo Carrer falaram sobre as tendências mostradas na feira. “O conceito de concorrência mudou, não é mais específico de um segmento. O consumidor está mais exigente. É preciso estar atento às tendências para se diferenciar, porém, não podemos esquecer de seguir estratégias bem planejadas”, disse o consultor e especialista em varejo. “Inovação não é complicada depende da criatividade”, ressaltou Rodrigo Palermo de Carvalho ao comentar que o consumidor tornou-se multicanal, que dedica parte significativa do tempo às mídias sociais. “Deste modo ele possui muitas opções de marcas e produtos, e valoriza cada vez mais a qualidade”, completou o responsável pela primeira apresentação da noite.

Na segunda palestra programada, Gustavo Carrer explicou que a competição não é intensa pela quantidade de empresas abertas no mercado, mas pela complexidade atual no ambiente de negócios, pela multiplicação dos canais de vendas e pela sede do consumidor por novidade. “É preciso acumular o máximo de conhecimento sobre o comportamento dos clientes e usá-lo para vender. A loja tem que contar uma história, estar bonita, limpa, com música, ótima vitrine e temperatura agradável”, sugeriu Gustavo Carrer ao exemplificar como está sendo tendência no varejo, demonstrando uma série de empresas norte americanas que estão na vanguarda do mercado.

Para o presidente Libânio Victor Nunes de Oliveira o evento foi de elevado nível de conhecimento. “Foi um marco para nós empreendedores este encontro”, disse entusiasmado. “Quem participou certamente não será mais o mesmo no negócio próprio”, acredita o dirigente que observou o auditório da Acim completamente lotado. “Quem não veio perdeu uma grande oportunidade e certamente ficará para trás no mercado”, disse ao parabenizar o Sebrae pela oportunidade em trazer um excelente conteúdo para o encontro empresarial.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Fones: (14) 3454.5072 (Claro Fixo) – (14) 8137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial