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Título:
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Cai o nmero de consultas sobre cheques em Marlia |
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Libnio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim, comenta comportamento do consumidor quanto aos cheques |
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Dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia, referente as consultas sobre emisso de cheques nas lojas da cidade, apresentam dados interessantes, segundo o presidente da entidade, Libnio Victor Nunes de Oliveira, ao analisar o balano mensal da estatstica do movimento realizado ms a ms. Sobre as consultas de cheques emitidos existe uma queda/mdia de 8,6% nas consultas nos primeiros nove meses do ano, anunciou o dirigente ao acompanhar mensalmente a movimentao das consultas ao banco de dados do SCPC, que at o ms de setembro realizou 266.009 consultas sobre o assunto, diante das 288.890 consultas realizadas em igual perodo em 2013.
Na opinio do dirigente esta queda nas consultas se deve ao fato de que a cada dia o comerciante em geral est mais precavido quanto ao recebimento de cheques nas vendas no comrcio da cidade. O cheque uma ordem de pagamento, portanto, preciso desconfiar sempre, explicou ao diferencia-lo dos cartes de crdito, dbito e benefcio. O cheque representa um recebimento mais tardio, contrrio dos cartes, que so garantidos, comparou ao incluir o recebimento de cheques em alguns estabelecimentos comerciais como uma das alternativas de vendas. Algumas lojas, por exemplo, informam antecipadamente de que no efetuam vendas atravs dos cheques, apontou o dirigente ao citar as redes de postos de gasolina que evitam muito as vendas com cheque.
No balano do SCPC da Acim dos nove meses avaliados, o ms de abril o que apresenta o maior ndice negativo (-17,73%), estando o ms de fevereiro com a menor intensidade de queda nas consultas (-2,10%). No existem explicaes prticas e sim de tendncias, analisou. Fevereiro compreensvel, por ser um ms com menos dias teis e ainda a questo do carnaval em que muitas pessoas viajam, arriscou. Mas o ms de abril no tem uma razo direta pelo elevado volume de queda nas consultas, pois, sequer tem uma data comemorativa forte sendo um ms comum, comentou ao observar as 27.974 consultas realizadas no ms de fevereiro e as 27.531 consultas realizadas em abril deste ano comparadas com os mesmos meses de 2013 quando foram realizadas 28.561 consultas em fevereiro e 32.413 consultas em abril do ano passado.
Para Libnio Victor Nunes de Oliveira o comportamento do consumidor mudou, utilizando mais os pagamentos a vista e as compras atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios. Os cheques esto perdendo o poder de utilizao h anos, e em todos os meses do ano as consultas caem, pela diminuio de uso, justificou o dirigente que no acredita na eliminao do cheque e sim na queda gradativa da utilizao. Quanto mais alternativas de vendas a empresa tiver melhor, falou ao lembrar que qualquer loja tem que estar preparada para vender para qualquer tipo de consumidor. O importante que a loja tenha ferramentas para se proteger e no deixar que a inadimplncia seja elevada, explicou ao lembrar que sem o recebimento da venda do produto, o comerciante perde tambm o produto vendido.
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