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Título:
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ACE de Pompeia intensifica nmero de consultas ao SCPC |
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Marineves da Silva Barros Souza, presidente da ACE de Pompeia, fala sobre os nmeros de consultas ao SCPC local |
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Dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia mostra o crescimento no nmero de consultas ao banco de dados que orienta o lojista a conceder ou no credirio ao consumidor, baseado na condio cadastral do cliente. Uma excelente ferramenta para se evitar golpes e diminuir a inadimplncia, disse a presidente da associao comercial local, Marineves da Silva Barros Souza, ao verificar os nmeros dos nove primeiros meses deste ano, quando foram realizadas, at ento, 20.560 consultas ao banco de dados do SCPC da ACE de Pompeia. No existe outra forma de se proteger do que a informao, afirmou a dirigente.
Nos nove meses do ano, o ms de Julho foi o ms que mais houve consulta. Foram 2.426 CPFs verificados, seguidos do ms de Agosto (2.397), de Setembro (2.395) e de Janeiro (2.265) os meses que mais consultas foram realizadas pelos comerciantes associados da entidade. O ms com menos acesso foi o de Abril, com 1.927 consultas, disse a presidente da associao comercial ao enfatizar a importncia da consulta. Ao saber a condio cadastral do cliente, o comerciante pode decidir se cede ou no o credirio com mais segurana, falou. Naturalmente se houver restrio, j um importante sinal de que o consumidor pode criar um problema em honrar os pagamentos, argumentou a dirigente de Pompeia.
Outro ponto importante quanto a consulta de que o sistema nacionalizado. Isto quer dizer que um consumidor com pendncias em uma das lojas de Pompeia, ter restrio de crdito em todo o territrio nacional. E vice versa: se um consumidor de fora vier para Pompeia e tiver restrio cadastral, tambm no ter crdito por aqui, disse a presidente que no enxerga outra ferramenta para se evitar a inadimplncia, que se for de ndices elevados pode fechar uma empresa. No s consultar, e sim criar sistemas de proteo interna, com informaes e referncias bancrias, comerciais e pessoais do cliente, frisou a dirigente pompeense.
No levantamento do SCPC da ACE de Pompeia nos ltimos cinco anos, aponta queda no nmero de consultas. Em 2011, por exemplo, foram realizadas 31.695 consultas no ano; em 2012 foram 26.598 consultas e em 2013 foram 28.433 consultas efetivadas durante a temporada. Isto, segundo a presidente da associao comercial, se deve ao fato de que o consumidor vem mudando de comportamento efetuando as compras a vista ou atravs dos cartes de crdito, dbito ou benefcios. Normalmente se consulta o CPF do cliente, por causa de uma venda atravs de cheques ou por carns, comentou Marineves da Silva Barros Souza, ao apontar as consultas ao SCPC como inevitveis nestes casos. At comeo de outubro j tnhamos realizados mais de 20 mil consultas, apontou a dirigente que acredita passar das 25 mil consultas em 2014. Se no for menos ser prxima das consultas realizadas em 2013, prev a presidente.
Para consultar os dados do SCPC da ACE de Pompeia, basta ser associado e seguir as normas de incluso e excluso de CPFs, ter acesso telefnico ou eletrnico. A consulta quase que imediata, garante Marineves da Silva Barros Souza.
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