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Título:
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Falta de moedas torna-se um problema, diz Acim |
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Jos Augusto Gomes, superintendente da Acim, comenta sobre a falta de moedas no comrcio em geral |
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O superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Jos Augusto Gomes, tem recebido constantemente reclamaes por parte dos comerciantes associados, referente a falta de moedas circulando no comrcio em geral. De acordo com o dirigente unnime a acusao de que as pessoas guardam as moedas em casa, enquanto que o comrcio amarga a falta delas em circulao para dar troco ao consumidor. A queixa geral e afeta, principalmente, o setor de alimentao, disse o dirigente da associao comercial que no enxerga outra soluo a no ser a de promover uma campanha para que os consumidores utilizem as moedas para o pagamento em geral. uma mudana de hbito, e para isso, exige tempo e pacincia, falou.
De acordo com o superintendente da Acim as estatsticas da Casa da Moeda so corretas em relao ao nmero de pratinhas fabricadas, mas, na prtica, elas no funcionam, por causa do hbito dos brasileiros de deixar as moedas em casa. As pessoas consideram as moedas um incmodo no bolso, principalmente os homens, afirmou o dirigente. Mas, para os comerciantes, um sofrimento, pois faz com que o lojista fique procurando quem tem dinheiro mido para trocar, disse ao admitir ser uma situao desconfortvel. O mal s no pior porque, hoje, somente um tero das vendas pago em dinheiro, argumentou ao lembrar dos cartes de crdito, dbito e benefcios que evitam este problema. O uso da moeda uma questo cultural e vem sendo agravada pelos recursos modernos de pagamento, opinou ao sugerir para que os lojistas exponham o problema e afixam cartazes avisando que trocam moedas. preciso chamar a ateno do consumidor para esta questo, enfatizou.
Dados do Banco Central indicam que, atualmente, o dinheiro metlico corresponde a 3,1% do total de moeda em poder da populao e da rede bancria, no Brasil. Considerando as duas famlias de moedas (as antigas, de inox, e as atuais) e os modelos comemorativos, existem 22,51 bilhes de unidades no mercado. Mas, para os lojistas, a sensao de que as moedas existam em nmeros muito inferiores aos oficiais, disse o superintendente da associao comercial local. Os comerciantes precisam ser criativos para estimular o consumidor a trazer as moedas para o comrcio, comentou ao exemplificar uma campanha do tipo: trocar volume de moedas por vale-compras correspondente ao valor depositado acrescido de 2% para ser utilizado na prpria loja. Isso pode atrair as crianas at a loja, porque no?, sugeriu Jos Augusto Gomes.
Nas reclamaes junto a Acim, os comerciantes associados queixam-se da escassez de moedas de um real, 25 centavos e 50 centavos, consideradas por eles as mais raras. Os lojistas dizem que as moedas no entram, s saem, lembrou o dirigente mariliense. Pior que existem consumidores com a mania de guardar moedas, chegando ao ponto de pagarem com notas altas s para receberem o troco em moedas, principalmente de um real, comentou o superintendente da Acim ao enfatizar que este tipo de comportamento desfalca mais ainda o caixa. O que no pode perder vendas por falta de troco, destacou ao lembrar que na falta de moedas para troco, o estabelecimento proibido de oferecer um produto as balas so as mais comuns. O lojista tem a obrigao de ter troco, avisou.
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