O vice presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Adriano Luiz Martins, mostrou-se preocupado com a queda de 3,1% no ms de fevereiro nas vendas no varejo, comparado em igual perodo do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). o pior ndice alcanado desde outubro de 2003, disse em tom de preocupao o dirigente mariliense, ao observar que a pesquisa no inclui as vendas de veculos e materiais de construo.
De acordo com o IBGE a queda foi maior do que a prevista pelos analistas de mercado, que em geral anteviam um recuo de pouco mais de 2%. De acordo com Adriano Luiz Martins a comparao entre fevereiros no pode ser tomada como parmetro para o comportamento das vendas do ano por causa do efeito do Carnaval. O Carnaval muda o comportamento de compra dos consumidores, afirmou ao lembrar que neste ano ele caiu em fevereiro, mas em 2014 aconteceu em maro. Provavelmente vamos observar os nmeros do IBGE um pouco melhores com os dados fechados de maro, diz o vice presidente da associao comercial de Marlia que est cauteloso quanto a expectativa para os demais meses do ano, mesmo sendo um incio de ano. O Governo Federal no inspira confiana e nimo de melhoria, admitiu.
Na comparao com janeiro de 2015, os nmeros do instituto para fevereiro mostram um uma queda menor, de 0,1%. No primeiro bimestre do ano houve queda de 1,2%. No acumulado em 12 meses, alta de 0,9%. Ainda considerando o varejo restrito, as quedas mais acentuadas foram observadas entre produtos de maior valor agregado, que so mais dependentes do crdito. O segmento de eletrodomstico mostrou recuo de 10,1% e o de mveis, queda de 11%. Excluindo a influncia do Carnaval, os outros fatores que esto influenciando o comportamento de compra dos consumidores so a desacelerao do crdito, da massa salarial e o aumento do desemprego. Estes sim devem ser levados para as projees das vendas no ano, apontou ao notar que a populao em geral est revendo os gastos.
O ndice Nacional de Confiana (INC), um levantamento feito pela Associao Comercial de So Paulo juntamente com o Instituto Ipsos, mostrou que o consumidor est menos disposto a gastar nos prximos seis meses. De um total de 1,2 mil entrevistados em maro no pas, 51% apontaram que no esto vontade para fazer compras de grande valor, como a aquisio de eletrodomsticos. Em janeiro esse percentual era bem menor (36%). De maneira semelhante, o receio de perder o emprego, que em janeiro era apontado por 16% dos entrevistados, passou a ser uma preocupao para 23% em maro. No varejo ampliado (que considera as vendas de veculos e materiais de construo) a queda entre fevereiro deste ano e do ano passado foi de 10,3% segundo o IBGE. Em veculos a queda, em igual base de comparao, foi de 23,7%. Na comparao com janeiro, as vendas do segmento em fevereiro recuaram 3,5%. No caso de materiais de construo a queda foi de 13% entre fevereiro deste ano diante de igual ms do ano passado e de 0,7% na comparao com janeiro.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |