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Título:
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Acim alerta para crescente inadimplncia no comrcio |
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Adriano Luiz Martins, vice presidente da Acim, favorvel aos cartes de benefcios |
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O vice presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), Adriano Luiz Martins, faz um alerta aos comerciantes em geral, quanto ao ndice de 7,5% de crescimento na inadimplncia entre os consumidores e as operadoras dos cartes de crdito, que h anos, vem se tornando como uma importante forma de compra e venda no comrcio em geral. Desde a crise de 2008, no se tem ndice to elevado, disse o dirigente mariliense ao tomar conhecimento de dados apresentados pela Associao Brasileira das Empresas de Cartes de Crdito e Servio (Abecs), com base nos dados do Banco Central. Em maio foi de 7,3% e agora em junho em 7,5%, comparou ao fazer um alerta. O poder de compra do consumidor est ficando vulnervel, alertou.
O Brasil alcanou ao final de junho 4,4 milhes de mquinas que transacionam cartes de crdito e dbito (POS, na sigla em ingls), nmero 7,3% maior que o visto em um ano, de 4,1 milhes, de acordo com a Abecs. O tquete mdio das operaes nas mquinas, conforme a entidade, ficou em R$ 19 mil, aumento de 2,7% em relao ao visto na primeira metade de 2015, de R$ 18,5 mil. No primeiro semestre, o aumento mais expressivo foi identificado, de acordo com a Abecs, nas regies Centro-Oeste, com avano de 12,2%, e Norte, 10,3%. Apesar da recesso econmica, o mercado de cartes deve crescer acima dos 10% neste ano em relao a 2014.
De janeiro a junho deste ano, os cartes de dbito e crdito movimentaram R$ 509 bilhes, expanso de 10,2% na comparao com o mesmo perodo do ano passado, de acordo com dados da Abecs. Foram 5,5 bilhes de transaes com plsticos de janeiro a junho, segundo a entidade, 10,4% a mais, em idntica base de comparao. Sobre as taxas de descontos a lojistas (MDR, na sigla em ingls), a entidade afirma que a tendncia clara de queda em meio competitividade entre as credenciadoras (como Cielo, Rede, Getnet, Elavon e outras). Os cartes de crdito e dbito so importantes para o comrcio hoje em dia, diante da segurana do recebimento por parte do lojista, apesar dos descontos das operadoras entre taxas de juros e uso da mquina, comentou Adriano Luiz Martins.
Segundo o dirigente da Acim o hbito do consumidor tem mudado nos ltimos anos, preferindo as compras atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios, que deixam de acessar o banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Acim. So trs formas seguras que o comerciante tem como garantia do recebimento, falou ao lembrar que todos os trs modelos o recebimento do comerciante certo. Sem contar as vendas com pagamento em dinheiro que cresceram muito, falou ao comentar o comportamento atual do consumidor. As vendas a prazo, pelo credirio diminuem, porm, nunca deixaro de existir, afinal uma forma de fidelizar o cliente, comentou ao lembrar que muitas lojas criam credirio prprio para que o consumidor frequente a loja com mais intensidade.
Mesmo com o sinal de alerta por parte das operadoras de carto de crdito e dbito, Adriano Luiz Martins ressalta que as vendas com carto de benefcios, aqueles em que o repasse feito diretamente na folha de pagamento da empresa do consumidor, tem se tornado um atrativo maior, afinal, esse sistema garante o recebimento por parte do comerciante e colabora com o consumidor em no se tornar inadimplente diante do limite a ser utilizado ser fixo. Com os cartes de crdito a ameaa de endividamento grande diante dos elevados ndices de juros dos crditos rotativos, que muitas vezes torna a dvida impagvel, comparou o dirigente da Acim que favorvel aos cartes de benefcios. Seguro, prtico e sem ameaas para ambos os lados, definiu.
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