A Web est mudando a percepo que temos sobre privacidade. A Internet revolucionou o modo como nos comunicamos, tornando possveis novas e infinitas oportunidades de interagir e compartilhar informaes. Mas, se, por um lado, esta revoluo contribui para o desenvolvimento acelerado de uma comunidade virtual de mbito mundial, por outro lado, governos e organizaes privadas, presentes na Web, passaram a ter acesso e poder de processar informaes sobre os indivduos, num ritmo cada vez mais rpido e intenso.
Isto significa que este meio de comunicao interativa est tambm aumentando o risco para os indivduos de ter seus dados manipulados por terceiros sem o seu consentimento, sofrer invaso de privacidade ou, o que mais grave, serem envolvidos em situaes embaraosas, pelo uso indevido e nem sempre tico de seus dados pessoais.
As empresas tambm esto tendo que tomar decises com uma perspectiva totalmente nova. Que aes podem ser consideradas danosas privacidade do indivduo e quais so as meramente inconvenientes? Alguns resultados inconvenientes do aumento da coleta de informaes, como o entupimento da caixa do correio eletrnico, at podem ser aceitos como o preo do progresso. Mas, o acesso de uma companhia de seguros aos registros mdicos de uma pessoa para determinar o grau de risco de um contrato, potencialmente danoso ao indivduo.
Como essa capacidade de reunir tanta informao sobre o indivduo est fortemente apoiada nos avanos da Tecnologia da Informao (TI), muito importante, tanto para os profissionais da rea de TI quanto para os de marketing, compreender o significado da privacidade das informaes pessoais, para que possam colaborar no desenvolvimento e aperfeioamento de instrumentos de proteo deste direito fundamental.
A partir de 1998, entrou em vigor a Diretiva de Proteo aos Dados da Unio Europia que provocou um aumento significativo da potencial obrigao legal das organizaes pelo mau uso das informaes pessoais coletadas. L na Europa, e tambm nos Estados Unidos, diversas empresas tm sido processadas e julgadas responsveis pelo uso inadequado da TI em relao s informaes pessoais de seus usurios.
Hoje, no Brasil, muitas organizaes que coletam dados pessoais dos usurios na Internet acreditam ter a propriedade destes dados. Entretanto, provvel que as pessoas comecem a reclamar seus direitos sobre seus prprios dados e requeiram indenizaes pelo uso indevido. Esta atitude, sem dvida, resultar em grande impacto nos custos de coleta e manuteno de dados, inviabilizando a implantao de novas tcnicas de marketing on-line, ferramentas que, se usadas de forma tica, beneficiaro o mercado como um todo.
Neste Pas, onde o problema da privacidade on-line ainda permanece latente, a melhor estratgia a auto-regulamentao sobre o uso adequado e tico das informaes pessoais na Web, que j vem sendo adotada por algumas organizaes, empresrios e profissionais conscientes da importncia do tema.
Proteger a privacidade das informaes do usurio talvez seja, para o marketing na Internet, a garantia da boa vontade das pessoas continuarem a fornecer seus dados pessoais. A proteo da privacidade compensa, porque a negligncia ou o excesso de astcia, sem dvida, podem trazer problemas e atrasar a insero do Brasil no cenrio mundial do e-business.
Marcelo Pessa especialista em Tecnologia da Informao, professor do Departamento de Engenharia de Produo da Escola Politcnica da USP e presidente da Fundao Vanzolini.
Carlos Cabral, administrador formado pela FGV-SP, diretor da Am-Pro, empresa que criou o Programa de Privacidade Online da Fundao Vanzolini.
Colaborao: Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, assessoria a Internet.
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