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Dbito de quase R$ 15 milhes se mantm em 2016, diz Acim |
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Adriano Luiz Martins, vice presidente da Acim, comenta sobre a inadimplncia no comrcio mariliense |
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A dvida acumulada no comrcio de Marlia de quase R$ 15 milhes vem se mantendo durante os meses de 2016. De acordo com dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, o crescimento do dbito tem variado em menos de 1% ao ms. Isso quer dizer que as dvidas no esto crescendo de forma acelerada, avaliou o vice presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, ao observar os nmeros apresentados nos ltimos oito meses, em que mostram diminuio em dois deles e crescimento nos demais. Apesar do valor ser elevado, s o fato de notar que as dvidas no crescem j um bom sinal, disse animado.
De acordo com os nmeros apresentados no ms passado, a dvida acumulada nos ltimos cinco anos entre os consumidores nas lojas da cidade de Marlia chega a R$ 14.994.291,38, apontando um crescimento de 0,34% comparado com o ms anterior que chegou a R$ 14.994.291,38. Esse crescimento do dbito lento e gradativo, observou Adriano Luiz Martins ao verificar que desde abril a elevao no chegou a 1% ao ms. Pode ser que existam menos inadimplentes, opinou. Ou ento que dbitos anteriores foram pagos, acrescentou sem muita esperana neste caso em virtude do poder de compra do consumidor ter diminudo e no aumentado. Acho que o pessoal no quer fazer mais dvidas, reforou o pensamento que generalizado dentro do comrcio. As lojas tambm diminuram o credirio, acrescentou o vice presidente ao querer justificar os dados apresentados.
No ms de agosto, o ltimo a ser medido, o nmero total de devedores chegou a 26.344 cadastrados, com uma mdia de R$ 569,00 por dvida registrada. Hoje uma inadimplncia acima de R$ 500,00 pode fechar uma empresa, lamentou Adriano Luiz Martins. Das 48.151 dvidas cadastradas, com mdia de R$ 311,00 cada, o dirigente da associao comercial local acredita que uma pessoa certamente tem mais de uma dvida pendente. Dai a importncia de consultar os dados cadastrais do consumidor no nosso SCPC, comentou o vice presidente da diretoria ao enfatizar a importncia do comerciante buscar informaes sobre o cliente antes de conceder o credirio. Quanto mais informaes o lojista tiver do consumidor, menos chances de ficar inadimplente, reforou o diretor.
Para Adriano Luiz Martins o fato do poder de compra do consumidor ter diminudo, atrelado ao desemprego, as taxas de juros elevadas e ainda o desequilbrio social e econmico, tudo isso influencia nas vendas pelo credirio. Nas compras a vista ou atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios, no passam pelo nosso sistema, o que acredito ser o comportamento mais comum, opinou o vice presidente da diretoria ao sugerir mais cuidado no momento da venda, e mais cautela no momento da compra. Uma boa venda comea numa boa compra, ensinou o experiente empresrio e vice presidente de diretoria. As compras a vista sempre sero os melhores caminhos e maior segurana para ambos os lados, enfatizou.
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