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Título:
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Consumidor demonstra confiana na economia, anuncia Acim |
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Adriano Luiz Martins, vice presidente da Acim, est confiante em melhora nas vendas do final do ano |
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O vice presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, considerou como muito bom, o resultado da ltima pesquisa da Fundao Getlio Vargas (FGV), que aponta a confiana do consumidor num crescente de 1,3 ponto em setembro diante ao ms de agosto, na srie com ajuste sazonal. Isso demonstra que o consumidor reage de forma positiva quanto as definies polticas, econmicas e sociais, opinou o dirigente mariliense ao analisar a pesquisa por completo e observar o resultado animador, com o ndice de Confiana do Consumidor (ICC) ficando em 80,6 pontos, o maior patamar desde janeiro de 2015, quando estava em 81,2 pontos.
De acordo com o vice presidente da associao comercial local foi a quinta alta consecutiva no indicador, que tinha atingido a mnima histrica em abril deste ano. O descolamento entre satisfao com o presente e as expectativas com o futuro manteve-se em setembro, quando o ndice da Situao Atual (ISA) caiu 1,3 ponto, de 69,5 pontos em agosto para 68,2 pontos em setembro, enquanto o ndice de Expectativas (IE) subiu 3,2 pontos, atingindo 90,1 pontos em setembro, o maior nvel desde outubro de 2014, quando estava em 94,6 pontos. No tenho dvidas de que viveremos um momento melhor neste final do ano, disse Adriano Luiz Martins referindo-se as vendas de dezembro com o Natal.
Para o vice presidente da diretoria da entidade de Marlia a confiana dos consumidores continua sendo sustentada pelas expectativas em relao aos meses seguintes. O descolamento recorde entre o ISA e IE, mostra que mesmo aps seis meses de melhora gradual das expectativas, a demora para que ocorra uma efetiva recuperao do mercado de trabalho ou da situao financeira das famlias vem levando sustentao de uma postura cautelosa por parte do consumidor, argumentou ao avaliar os dados como um todo. A cautela deve continuar, pois, a instabilidade ainda existe e o comerciante no pode mais errar, sugeriu. Animar sim, com cautela e ter segurana nas prximas aes dentro da loja, palpitou.
O grau de satisfao dos consumidores com relao situao atual da economia piorou em setembro. Caiu 1,8 ponto diante ao ms de agosto. J o que mede o grau de otimismo com relao evoluo da Situao Financeira das Famlias nos seis meses seguintes foi o quesito que mais influenciou positivamente o ICC, ao subir 3,1 pontos. O levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domiclios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1 a 22 de setembro. Acredito que a definio quanto ao Presidente da Repblica, de forma longa e demorada, mas sem incidentes, proporcionou maior segurana ao mercado em geral, falou o vice presidente. Precisamos agora recuperar o poder de compra do consumidor e comear a perceber a diminuio dos juros e o aumento ao acesso ao crdito, falou com expectativas positivas quando ao comrcio varejista.
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