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Título:
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Pesquisa mostra perfil do inadimplente, diz Acim |
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Vendas a vista devem ser elevadas no final do ano, acredita dirigente da Acim baseado em pesquisa |
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Visando mostrar o perfil do consumidor inadimplente para as vendas no Natal, o vice presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, considera oportuna a oportunidade de mostrar os dados para que o comerciante estude e veja o que possvel evitar, principalmente quanto as vendas em dezembro. O descontrole financeiro representa um em cada quatro casos de inadimplncia, resumiu o resultado da pesquisa da Boa Vista SCPC, divulgada recentemente e que serve de parmetro para os empresrios do comrcio varejista. O levantamento mostra queda para 37% na fatia dos que atribuem o atraso no pagamento das contas ao desemprego, disse o dirigente.
De acordo com a pesquisa Perfil do Inadimplente do 3 trimestre de 2016, realizada pela Boa Vista SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito) 25% dos pesquisados apontam o descontrole financeiro como responsvel pela inadimplncia, maior valor para este tipo de causa registrada no ano. O levantamento mostrou tambm queda nas citaes de desemprego historicamente a principal razo para o atraso no pagamento das contas com 37%, sendo o nvel mais baixo de 2016. Dentre as faixas de renda familiar informadas pelos consumidores, a pesquisa da Boa Vista SCPC constatou que houve crescimento da inadimplncia principalmente nas famlias com rendimento superior a trs salrios mnimos: de 61% no 2 trimestre para 69% no ltimo levantamento.
Quanto ao valor das dvidas, o levantamento revelou que 39% tm dbito em aberto entre R$ 500 e R$ 2 mil, enquanto 31% tm dvidas abaixo de R$ 500. J o valor mdio do dbito foi de R$ 1.746, o menor nvel desde que a pesquisa Perfil de Inadimplente comeou a ser realizada pela Boa Vista SCPC em 2012. A maioria (57%) pretende regularizar a dvida em 30 dias, mas essa fatia inferior aos 68% do levantamento anterior. O percentual dos que planejam saldar seus compromissos entre 30 e 90 dias foi de 20%, acima dos 15% registrados no 2 trimestre, enquanto 23% s devero pagar suas dvidas em mais de 90 dias (eram 17% na pesquisa anterior). So 70% dos consumidores declararam no estar mais financiando suas compras, e preferem esperar para pagar vista e em dinheiro. Outros 23% fazem uso do carto de crdito, 6% do carn ou boleto e apenas 1% do cheque pr-datado.
A fatia dos que planejam fazer compras nos prximos meses teve ligeira alta (de 16% para 18%, na comparao trimestral). De acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, o sonho de consumo continua a ser a compra da casa prpria, citada por 46%, seguida por carro novo, com 19%, e de viagem com 12%. A pesquisa confirma que o desemprego o problema, ressaltou o dirigente da Acim. Desta forma, somente com novas ofertas de emprego que o poder de compra do consumidor ser melhor e maior, resumiu o vice presidente da Acim, Adriano Luiz Martins ao avaliar a pesquisa divulgada. Estimular as vendas a vista, talvez, seja um diferencial para este ano, calcula.
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