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Preo mdio no Natal de R$ 60,00 diz dirigente |
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Libnio Victor Nunes de Oliveira no acredita em retrao nas vendas do comrcio em geral |
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Conversando com diversos comerciantes da cidade, o presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Libnio Victor Nunes de Oliveira, percebe um clima cauteloso por parte do lojista, apesar do bom movimento nos principais corredores comerciais da cidade. De acordo com o dirigente o preo mdio previsto para os presentes tambm caiu para R$ 60,00 neste ano, de acordo com pesquisas de mbito nacional. Trata-se do menor valor de toda a srie histrica apurada pela Fundao Getlio Varga, argumentou o dirigente ao verificar recente pesquisa neste sentido, principalmente quanto ao pblico paulistano, o termmetro de todas as pesquisas do comrcio varejista. As promoes so as principais alternativas para conquistar o consumidor, ensinou.
Para o comrcio, que j amargou um ano de vendas complicado, o resultado indica que o Natal ser diferente dos demais anos. A principal data comemorativa para o setor deve ter movimento pouco acima do registrado em 2013. A cautela necessria, mas a esperana tem que existir e ser forte, comentou ao verificar o indicador que calcula a inteno dos gastos dos consumidores para o Natal ficou em 69 pontos, queda de 11,6% em relao a 2013. Enquanto quase metade das famlias deve apertar o cinto do oramento natalino, apenas 12% pretendem ampliar os gastos com presentes. Os demais mantero o valor reservado data no ano passado. Em 2013, 34,2% dos consumidores pretendiam reduzir as compras.
Na opinio de Libnio Victor Nunes de Oliveira os dados mostram que o consumidor brasileiro est especialmente parcimonioso com os gastos de Natal este ano. Desde o incio de 2014 a postura tem sido cautelosa das famlias brasileiras, diante de uma percepo menos favorvel sobre a economia, do crdito mais caro, do peso maior da inflao no oramento domstico e da insegurana em relao ao mercado de trabalho. O ndice de Confiana do Consumidor (ICC) j recuou 14%, sendo o menor patamar desde dezembro de 2008, lamentou o presidente da associao comercial. No se espera recuperao da confiana no curto prazo, acrescentou o presidente da Acim.
Apesar do clima preocupante, Libnio Victor Nunes de Oliveira lembra que este no ser o pior Natal do Plano Real. Dados da Associao Comercial de So Paulo, que mede o volume de vendas na cidade de So Paulo, o principal mercado consumidor do Pas, as vendas em dezembro do ano passado na capital paulista caram 14,5% em relao ao ano anterior. Para este ano, a perspectiva de retrao de 6%. Na primeira quinzena deste ms, houve um recuo de 7,2% no movimento do comrcio em relao ao mesmo perodo de 2015. Dai a importncia das campanhas promocionais com sorteio de prmios, preos convidativos e atendimento diferenciado, que fazem com que as vendas se mantenham num mesmo ritmo, disse ao mostrar-se animado com o volume de vendas igual a do ano passado. No penso em retrao, frisou.
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