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Título:
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Bancos lideram lista de consumidor devedor |
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Adriano Luiz Martins, da associao comercial, faz o alerta sobre devedores e dvidas |
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Com a proximidade das vendas para o Dia das Mes, o segundo melhor perodo para o comrcio, o vice presidente da diretoria da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, observa recente pesquisa desenvolvida no comrcio em geral de que o volume de dvidas em atraso de pessoas fsicas caiu 4,42% em maro sobre o mesmo perodo de 2016, na menor variao da srie histrica da pesquisa iniciada em 2010 pelo Servio de Proteo ao Crdito (SPC Brasil) e Confederao Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). No deixa de ser um sinal positivo em favor do comrcio, apesar de que dbito nunca bom para o comerciante, comentou o dirigente mariliense que tambm est otimista quanto as vendas para o Dia das Mes, no segundo domingo de maio.
O maior recuo ocorreu no setor de comunicao (-18,10%), seguido do comrcio (-6,11%), servios de gua e luz (-1,53%) e bancos (-0,05%). No entanto, a grande concentrao de inadimplncia est no segmento onde a retrao foi mais inexpressiva: os bancos. Quase a metade das dvidas (48,9%) de pendncias com as instituies bancrias. No comrcio esto 20,5% dos dbitos no quitados e na rea de comunicao, (13,9%). Os bancos esto sofrendo mais com a inadimplncia, por correram maiores riscos, acredita o vice presidente da ACI de Marlia.
Diminuir dvidas no est diretamente relacionada a diminuio de devedores, afinal, mais de uma pessoa pode contrair mais de uma dvida. o que mostra a pesquisa realizada. O total de inadimplentes cresceu no primeiro trimestre, somando 59,2 milhes diante dos 58,7 milhes em igual perodo de 2016. Esse universo equivale a 39,36% da populao adulta, entre 18 e 95 anos. A maior parte, mais da metade (50,12%), tem entre 30 e 39 anos. O maior nmero de consumidores negativados (25,1 milhes) da regio Sudeste, seguido pelo Nordeste com 15,57 milhes; Sul (8,34 milhes); Norte (5,31 milhes) e o Centro-Oeste (4,84 milhes).
A sugesto do dirigente da associao comercial consultar o banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Acim que proporciona maior segurana na concesso do crdito. Nosso sistema rpido, prtico e nacionalizado, ou seja, quem dever em qualquer loja do Brasil, o sistema acusa, explicou ao dizer que mesmo com a consulta o comerciante deve conseguir o maior nmero possvel de informaes sobre o consumidor. Referncias de lojas e pessoais podem ajuda, bem como a definio do perfil da famlia, principalmente quanto aos ganhos e compromissos assumidos, comentou Adriano Luiz Martins que aponta a inadimplncia como sendo o principal vilo do comerciante. Age de forma silenciosa e sempre aparece de surpresa, apontou.
As vendas com os cartes de crdito, dbito e benefcios ajudam muito pelas garantias, porm, os custos operacionais em determinadas lojas passam a ser um problema. Uma micro ou pequena loja pode ter dificuldades neste sentido, apesar das garantia da operadora dos cartes, comentou Adriano Luiz Martins que tem conhecimento de muitas lojas que deixaram de receber os pagamentos atravs dos cartes. O melhor de todos o carto de benefcios que vem pelo desconto na folha de pagamentos, apontou ao lembrar que o carto de dbito automtico e pode ser considerado uma venda a vista, mas com custo operacional. Esses custos podem ser conduzidos como investimento, apontou ao fazer o alerta em virtude dos prazos e obrigaes exigidas pelas operadoras. Nada supera a venda com dinheiro, resumiu.
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