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Dirigente alerta para elevao dos tributos neste perodo |
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Produtos nas lojas para o Dia dos Namorados estaro carregados de impostos, diz dirigente da Acim |
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O vice presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins, est alertando os comerciantes e consumidores em geral, para a elevao dos tributos em produtos que sero bem procurados na comemorao do Dia dos Namorados, considerado o quinto melhor perodo de vendas, perdendo para o Natal, Dia das Mes, Dia dos Pais e Dia das Crianas, sempre celebrado no dia 12 de junho, prxima segunda-feira, com as lojas abertas na sexta-feira, dia 09, at as 22 horas. A demonstrao de amor pode custar caro para os brasileiros neste ano no s pelo quadro de crise, desemprego e instabilidade, mas tambm por altas cargas tributrias embutidas nos preos finais dos presentes, disse o dirigente ao ficar assustado com os porcentuais embutidos em produtos populares para a data.
De acordo com Adriano Luiz Martins o custo dos produtos podem ter agregados aos preos, impostos que podem superar a casa dos 50% do preo, como nos casos do champanhe (59,49%), do vinho (54,73%), da maquiagem (51,41%) e das joias (50,44%). Isso tudo foi pesquisado e o consumidor preciso enxergar esse exagero, comentou o dirigente mariliense ao destacar o trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributao (IBPT), que pesquisou uma srie de produtos procurados para celebrar a data. Se no tivesse toda essa carga, o consumidor teria um alvio, ainda mais em perodo de crise, em que os produtos sofrem efeitos da inflao e do cmbio, disse Alencar Burti, presidente da Associao Comercial de So Paulo e da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp).
Para os amantes moda antiga, as flores consomem 17,71% de impostos. Do preo final de um perfume importado, 79% so de tributos. Outras cargas tributrias que chamam a ateno so do telefone celular (38,9%) e dos culos de sol (44,18%). Para o diretor regional do IBPT Alexandre Fiorot, os apaixonados precisam ser criativos na hora de presentear. A voracidade do fisco sem limite e os preos ficam pesados demais por conta da alta carga tributria, concluiu o pesquisador. O peso esmagador dos tributos no Brasil se deve a uma legislao injusta, que privilegia a tributao sobre o consumo que impacta ricos e pobres da mesma forma, explicou ao dizer que o valor dos tributos embutidos no preo de um produto , em regra, o mesmo independente da condio econmica do contribuinte consumidor.
Para Adriano Luiz Martins de fundamental importncia que o consumidor pesquise preos, pois, uma vez com o tributo elevado cabe ao comerciante determinar o custo do produto final, levando em considerao uma srie de outros detalhes. Sem dvida com o valor menor, a margem do lucro ser menor, especificou o nico item que pode variar entre uma loja e outra. O produto e o atendimento podem ser semelhante, mas o preo faz a diferena, comentou com experincia de muitos anos no varejo e observar na lista do IBPT outros produtos com elevada carga tributria como: Botas (36,17%), Cala jeans (38,53%), Camisa (34,67%), Hospedagem em hotel (29,56%), Jantar em restaurante (32,31%), Livros (15,52%), Malha (34,13%), Pacote de viagem (29,56%), Porta-retrato (43,47%), Tablet (39,12%) e Vinho (54,73%).
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