Dezenas de comerciantes estiveram participando no auditrio da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, de uma ampla exposio e demonstrao do novo sistema de consulta ao Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Acim, que passa a partir de novembro, oferecer informaes cadastrais mais completas, mais atualizadas e amplificada. Os critrios para liberao de crdito proporcionaro mais segurana e garantias, disse o presidente da ACI de Marilia, Libnio Victor Nunes de Oliveira, satisfeito com o interesse dos comerciantes. A inadimplncia um problema grave que precisa ser vencido diariamente, comentou ao garantir que o novo sistema trar mais tranquilidade para o empresariado.
O sistema de consulta atual, o de Pessoa Fsica SCPC Integrado, que deixa de funcionar no final de outubro, sendo substitudo pelo Consulta Acerta, considerado um tipo de consulta mais moderno para anlise de risco, com informaes especficas que ajudar o lojista a conhecer melhor com quem est negociando, tornando assim as vendas mais assertivas. Saber a condio do cliente de fundamental importncia para se decidir sobre a liberao do credirio, disse Libnio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar de que as vendas esto difceis, e mesmo assim, quando acontecem, nas vendas parcelas, podem surgir surpresas desagradveis com a no continuidade do pagamento. As surpresas, como perda do emprego ou queda na receita familiar, faz com que o consumidor deixe de pagar as prestaes por problemas que surgem no transcorrer do perodo, acredita o presidente mariliense. Mais importante do que vender, no errar na hora de conceder o credirio, explicou o administrador ao alertar para o problema da inadimplncia que muitas vezes silenciosamente vai tornando a empresa fraca e inadiministrvel.
De acordo com o superintendente da Acim, Jos Augusto Gomes, este novo sistema de consulta ajudar na anlise do risco de crdito e orientar o lojista se o negcio deve ou no ser concludo. A deciso final sempre da empresa, disse o dirigente mariliense que acredita ser um sistema que reduzir o risco nas vendas para consumidores com alta probabilidade de se tornarem inadimplentes. O prprio sistema vai sugerir o valor mais adequado de crdito para cada cliente, aumentando assim a probabilidade de pagamento sem risco, comentou Jos Augusto Gomes que acredita na reduo de custos com futuras aes de cobrana e falta de pagamento de produtos e servios.
At ento o empresrio precisa consultar o SCPC, o SCPC integrado e o SCPC Protesto, para comear a tomar a deciso de liberar o crdito ou no para o consumidor. Com o novo sistema, ser uma nica consulta em que haver a avaliao de risco, mais da renda estimada, dos dados cadastrais, dados restritivos e dados comportamentais, entre outras informaes sobre o cliente. Hoje o associado recebe vrios relatrios, enquanto que com o novo sistema passar a ser um s, falou Jos Augusto Gomes ao lembrar da existncia de 10 tipos de relatrios que sero integrados no Acerta Completo, por exemplo. Existiro trs pacotes que o comerciante pode escolher de acordo com o tipo da empresa, acrescentou o superintendente da Acim, que tambm acredita na presena de um bom pblico, j que o evento gratuito e necessita apenas de avisar a secretaria da Acim para a participao.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |