A primeira fase da Copa do Mundo na Rssia, e ainda com a estreia frustrante da seleo brasileira, ainda no estimularam as vendas no comrcio varejista. Pelo menos os nmeros apresentados em recente pesquisa desenvolvida pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP) revelam que 87% dos brasileiros no pretendem alterar o hbito de consumo na Copa do Mundo 2018, contra 83% no mundial de 2014. Com a passagem para a segunda fase isso deve melhorar, acredita o presidente da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, Adriano Luiz Martins. Para o brasileiro a primeira fase do Mundial no tem muita importncia, opinou o dirigente mariliense que acredita num bom desempenho da seleo brasileira.
Os nmeros da pesquisa mostram, tambm, que 11% dos entrevistados devem alterar o hbito de consumo neste perodo diante dos 13% do ano passado. De quatro anos para c a confiana do brasileiro despencou, em funo da piora do cenrio econmico e poltico, diminuindo severamente a inteno do consumidor de gastar e se envidar, comentou o presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti. E o cenrio atual de incertezas tambm est afetando, agravado pela paralisao dos caminhoneiros, explica o dirigente em tom de preocupao, mas esperanoso em melhorias do time brasileiro e do desempenho do comrcio.
O levantamento foi feito entre os dias 1 e 13 de junho em todas as regies brasileiras pelo Instituto Ipsos, com margem de erro de trs pontos. elaborado a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares em 72 municpios, com base em amostra probabilstica e representativa da populao brasileira de reas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). importante que o comrcio entre no clima da Copa, disse Adriano Luiz Martins ao estimular vitrinas, promoes, produtos e campanhas relacionadas a Copa do Mundo. So momentos como estes que o comrcio mostra a diferena, falou ao verificar algumas lojas j estilizadas com o tema do Mundial na Rssia. E torcer para o Brasil ir o mais longe possvel no torneio, comentou.
Do universo de entrevistados que faro gasto adicional nesta Copa, 52% disseram que vo comprar roupas e adereos, contra 51% no mundial de 2014. Alimentos e bebidas so preferncia de 30% (28% na Copa passada). ndices melhores que do Mundial no Brasil, em que tnhamos uma motivao maior, apesar do resultado pfio, lembrou Adriano Luiz Martins ao fazer o comparativo. J 16% responderam que compraro TV, uma parcela maior em relao Copa de 2014 (10%). Essa melhora reflete a melhora das condies de compras a prazo, como queda dos juros e alongamento dos prazos; o fim do sinal analgico tambm contribui, lembrou Alencar Burti, ao lembrar que o comrcio varejista se encontra numa situao mais favorvel.
HORRIO DO JOGO Sexta-feira, dia 22, a Seleo Brasileira jogar diante da Costa Rica, as 9 horas, pela segunda partida do Mundial, aps a estreia diante da Sua, com o empate de 1 a 1. A sugesto da Acim para que as lojas somente abram aps uma hora do final da partida, ou seja, a partir das 13 horas. Neste caso o funcionamento do comrcio seria apenas no perodo da tarde, comentou o superintendente da Acim, Jos Augusto Gomes, que tem orientado os lojistas sobre o funcionamento do comrcio durante da Copa do Mundo, sempre com as lojas abertas uma hora antes e fechando uma hora depois dos jogos, sempre que possvel.
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