|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Depois das paralisaes vendas crescem no varejo |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Venda de televisores elevou o desempenho do comrcio, apesar da greve dos caminhoneiros em Maio |
|
Um comportamento esperado depois do estresse causado com a paralisao dos caminhoneiros em todo o Pas, promovendo o desabastecimento generalizado em todo o territrio nacional, foi o da elevao nas vendas no comrcio varejista na ordem de 4,5% no incio do ms de Junho, de acordo com pesquisa desenvolvida pela Associao Comercial de So Paulo (ASP). Era esperado, afinal, com o desabastecimento muito gente ficou receosa em comprar, disse a secretria da diretoria executiva da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Clarissa Zanoni Kera Arantes, ao verificar material produzido pela associao comercial paulistana. Foram momentos de paralisao intensos e agora a retomada, comentou.
De acordo com a pesquisa realizada o movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em mdia 4,8% na primeira quinzena de junho na comparao com o mesmo perodo de 2017. Com a paralisao dos caminhoneiros no final de maio, consumidores ficaram cautelosos e adiaram as compras para este incio de junho, gerando um incremento nas vendas agora, reforou o pensamento, o presidente da ACSP e da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti. O resultado positivo, mas circunstancial, avalia o dirigente paulistano.
Ele acrescenta que contriburam para esse desempenho o dia til a mais, o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo, pois, as vendas a prazo saltaram 17% na mesma base de comparao, refletindo o aumento de procura por TVs, por conta da Copa, e a combinao conjuntural de juros menores e prazos maiores, ajudando os bens durveis em geral. Foi uma somatria de fatores, mas o importante que o comrcio est reagindo positivamente, disse Clarissa Zanoni Kera Arantes ao comentar com alguns comerciantes sobre as vendas do Dia dos Namorados e a reorganizao do comrcio depois da greve.
A pesquisa mostra tambm que a vendas vista diminuram 7,4% porque a temperatura ainda no havia cado nos primeiros 15 dias de Junho, com a mudana de estao, e desta maneira, as roupas e calados da moda Outono-Inverno ― adquiridos principalmente vista ― no deslancharam. A frente fria veio s neste ltimo fim de semana; se o consumidor no tem necessidade, ele no compra, comentou Alencar Burti, que considera importante o trabalho das pesquisas para que o comerciante possa mensurar os fatos e planejar as tendncias.
Na comparao mensal o Balano de Vendas da ACSP mostra tambm que nos primeiros quinze dias de junho o movimento do comrcio avanou em mdia 20,4% frente a igual perodo de maio em SP, com a contribuio do dia til a mais. O Dia dos Namorados, os festejos juninos e o incio da Copa tambm beneficiaram o varejo, acredita o presidente da Facesp. O comrcio de So Paulo, o maior do Pas, dita a tendncia, acrescenta a secretria executiva da diretoria da ACE de Pompeia. Baseado no comportamento do paulistano podemos imaginar o que acontecer no restante do pas, disse Clarissa Zanoni Kera Arantes ao lembrar que So Paulo a maior cidade da Amrica Latina.
Outro detalhe analisado foi quanto o sistema a prazo que foi impulsionado pela procura por TVs ― que esto mais baratas e com melhores condies de pagamento ― para assistir aos jogos da Copa: o salto foi de 27,3% na mesma base de comparao. As vendas vista avanaram 13,4%. O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gasto Vidigal da ACSP, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|