|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Otimismo do consumidor cresce e estimula lojistas pompeenses |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Alair Mendes Fragoso, vice presidente da ACE de Pompeia, tambm animado com as vendas no segundo semestre |
|
O vice presidente da diretoria da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, considerou animador os dados do ndice Nacional de Confiana (INC) da Associao Comercial de So Paulo (ACSP) referentes ao ms de agosto que revelam comportamentos em que o consumidor brasileiro est menos pessimista em relao prpria situao financeira futura e tambm economia futura do Pas, nas comparaes com agosto de 2017 e tambm com o ms anterior (julho). Esse um bom sinal de que as vendas deste segundo semestre prometem ser boas, disse o dirigente pompeense que esteve na presidncia da entidade por quatro vezes.
De acordo com o ndice 38% dos entrevistados creem que a prpria situao financeira ir melhorar nos prximos seis meses, enquanto 21% acreditam numa piora. uma mudana significativa em relao a agosto do ano passado, quando as parcelas eram 28% e 30%, respectivamente, acrescentou o atual presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo Jos Traskini. J em julho essa relao era de 36% e 26%, comparou o dirigente de Pompeia ao lembrar se tratar do menor nvel de pessimismo e o maior de otimismo para um ms de agosto desde 2014. Naquele perodo (pr-eleitoral), 51% dos brasileiros acreditavam que prpria situao financeira melhoraria e apenas 14% apostavam num cenrio negativo, recordou Rinaldo Jos Traskini que gosta de analisar dados estatsticos.
Para o presidente da Federao das Associaes Comercial do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti, desde 2015 as crises poltica e econmica levaram a fortes quedas na confiana do consumidor atingindo fortemente o comrcio em geral. Mas de um ano para c o cenrio comeou a melhorar: o consumidor estava pouco esperanoso e agora ele j acredita que a prpria situao futura ser melhor, assim como a do Pas, comentou o dirigente paulistano. Alis, acreditar no futuro uma vocao do brasileiro, destacou Alencar Burti, tambm presidente da Associao Comercial de So Paulo.
Outra variao grande no INC a percepo do brasileiro em relao a trabalho. Em agosto do ano passado, 14% estavam seguros nos prprios empregos e 63% inseguros. Agora, os seguros subiram para 19% e os inseguros caram para 52%. Os nmeros oficiais de desemprego melhoraram, mas pouco. O que pode estar acontecendo que o consumidor v que menos gente ao seu redor est sendo demitida, afirma o presidente da ACSP, que tambm acredita em boas vendas para o segundo semestre do ano, principalmente o Natal, no ms de dezembro. Menos inseguro no emprego e mais confiante no futuro, o brasileiro est mais propenso a fazer compras parceladas, de acordo com a pesquisa, que aponta no ms de agosto, 16% dos entrevistados estavam favorveis a adquirir eletrodomsticos, contra 10% h um ano.
Uma percepo do brasileiro observada na pesquisa em relao ao presente, que melhorou um pouco no contraste com agosto de 2017. Quando perguntados sobre a prpria situao financeira atual, 25% dos entrevistados classificaram-na como boa e 53% como ruim. Em agosto de 2017, essa relao era de 21% e 57%, respectivamente. H uma retomada da economia, mas ela lenta, ento demora para o consumidor sentir os efeitos, acredita Alair Mendes Fragoso que vem percebendo esse comportamento no comrcio pompeense. importante lembrar que o prximo presidente ter no mnimo dois anos para fazer todos os ajustes fiscais e reformas, apontou. A sim, voltaremos a ter crescimentos mais fceis de serem percebidos, comenta o vice presidente da ACE de Pompeia.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mrcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|