|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Pompeia se prepara para as vendas no ltimo trimestre |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Alencar Burti, presidente da ACSP e Facesp, mostra preocupao com os dias teis para o comrcio |
|
As lojas do comrcio da cidade de Pompeia esto se preparando, atravs da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, para as vendas no ltimo trimestre do ano, considerado como o mais forte perodo para o comrcio varejista por envolver o Natal no ms de Dezembro, e ainda as promoes em Novembro e Outubro em que os apelos comerciais so fortes. Sem data comercial para impulsionar o consumo, o movimento do comrcio da capital paulista caiu em mdia 0,9% em setembro, frente ao mesmo perodo de 2017, de acordo com o Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo, disse o presidente da associao comercial pompeense, Rinaldo Jos Traskini, ao mostrar a importncia do ltimo trimestre do ano e ler o levantamento realizado no maior e mais importante centro comercial do Pas.
De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, preciso criar e procurar atrair os consumidores para as lojas em todos os meses do ano. Tradicionalmente setembro um ms fraco para o varejo, pois no conta com data comemorativa, reforou o dirigente paulista que tambm o presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp). Alm disso, neste ano o ms teve um dia til a menos em relao ao ano passado, o que tambm prejudica o desempenho das lojas, comenta o dirigente paulistano em tom de justificativa.
Segundo a pesquisa desenvolvida pela ACSP o sistema vista ― que abrange roupas, calados, acessrios ― recuou 3% em setembro na comparao anual, em funo da temperatura irregular. Alm disso, o consumidor no est propenso a renovar o guarda-roupa porque o oramento est sendo comprimido pela alta dos preos de tarifas pblicas (luz, transporte, gasolina), avalia Alencar Burti. Sem contar a insegurana com o emprego e a renda familiar, acrescentou Rinaldo Jos Traskini. J o sistema a prazo cresceu 1,3%, ainda beneficiado pela reduo dos juros, uma vez que em setembro de 2017 a Selic estava praticamente trs pontos acima do que est agora, diz Alencar Burti que apoiado pelo presidente da ACE de Pompeia. O sistema a crdito inclui mveis, eletroeletrnicos e eletrodomsticos.
Na comparao com agosto, o efeito-calendrio foi aspecto preponderante para as diminuies de 16,7% e de 1,6% nas vendas vista e a prazo, respetivamente, resultando em queda mdia de 9,8%. Em setembro houve 24 dias teis para as lojas paulistanas operarem e em agosto foram 27. Essa diferena de trs dias foi um fator negativo a mais, visto que o recuo j era esperado, pois em agosto o comrcio contou com o Dia dos Pais, fortemente apoiado nos presentes pessoais, explicou Alencar Burti ao mostrar a importncia do funcionamento do comrcio de maneira constante. Contudo, a queda no sistema a prazo surpreendeu e pode ter refletido o baixo patamar da confiana do consumidor, que, inseguro diante de um cenrio de incertezas na economia e na poltica, posterga compras de maior valor, opinou o dirigente paulistano, que tambm acredita que a capital paulista dita as tendncias do comrcio varejista no Brasil.
No perodo acumulado (janeiro-setembro/2018), as vendas vista caram 1,8% no contraste anual, possivelmente impactadas pelo oramento mais apertado das famlias diante da inflao de servios pblicos. Assim, no sobram recursos para aquisio de roupas e calados, ressaltou Rinaldo Jos Traskini. O sistema a prazo subiu 6,5%, beneficiado pela base fraca e pelo impulso dado pelas redues dos juros e pelo alongamento dos prazos. A mdia dos dois sistemas foi de alta de 2,4%. O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gasto Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mrcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|