|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Desempenho do varejo empata com performance de 2017 |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
As vendas melhoram, mas continuam em compasso de espera por causa das eleies presidenciais |
|
O presidente da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo Jos Traskini, conversando com alguns comerciantes associados da cidade, constatou que o desempenho do comrcio varejista na cidade foi igual ou melhor ao desempenho paulistano que serve como parmetro para o comrcio brasileiro por ser o maior centro de compras da Amrica do Sul, com a cidade de So Paulo sendo avaliada. O desempenho nacional foi de 3%, o mesmo de 2017, mas em Pompeia alguns comerciantes disseram que foi mais, falou o dirigente pompeense satisfeito com o ndice alcanado. O temor era ser menor, admitiu.
Apesar de positivo, o resultado mostrado pelo Balano de Vendas da Associao Comercial de SP (ACSP) referente 1 quinzena de outubro tambm mantm o patamar de vendas dos ltimos meses, indicando que o varejo no deslanchou. O Dia das crianas um tema forte que certamente ajudou neste sentido de crescimento, acredita Rinaldo Jos Traskini ao elencar o Natal como principal, seguido do Dia das Mes e Dia dos Pais. Dia dos Namorados e o Black Friday so inferiores ao Dia das Crianas, apontou ao reforar o movimento de vendas do comrcio varejista da capital paulista crescendo em mdia 3% sobre o mesmo perodo do ano passado, segundo o Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo (ACSP), semelhante a performance de Pompeia.
De acordo com Emlio Alfieri, economista da ACSP, o resultado foi bom. Apesar de positivo, o resultado mantm o patamar de vendas dos ltimos meses; e se trata da mesma taxa de crescimento do Dia das Crianas de 2017, comentou. Isso indica que, por enquanto, o varejo no deslanchou, provavelmente em funo das incertezas no cenrio eleitoral, deixando o consumidor inseguro e em compasso de espera, opinou ao mostrar como o aspecto poltico afeta o comrcio. Passado o segundo turno das eleies, pode ser que as pessoas passem a comprar mais, inclusive se o dlar cair, diz o economista da ACSP. Ele lembra que o dia til a mais na quinzena deste ano contribuiu para a elevao das vendas, tambm.
As comercializaes a prazo subiram 8,6% enquanto as vendas vista recuaram 2,6%. Segundo Alfieri, essa diferena entre os dois sistemas pode significar que o consumidor preferiu parcelar o presente do Dia das Crianas (no s eletrnicos, mas tambm brinquedos e vesturio) por no ter sobra no oramento, diante de aumentos de tarifas pblicas. Ele acrescenta que o sistema a prazo foi beneficiado pelos juros menores e prazos maiores no contraste com o ano passado. As vendas a vista, infelizmente, no tem como mensurar, disse Rinaldo Jos Traskini que monitora as vendas a prazo, mas atravs dos cartes de crdito, dbito e benefcios, somente as operadoras que tem acesso aos dados.
Em relao aos primeiros 15 dias de setembro, as vendas cresceram em mdia 18,4% na primeira quinzena de outubro, sendo que os aumentos foram de 11,2% no sistema a prazo e 25,5% vista. O economista da ACSP explica que se trata de um desempenho sazonal, j que o perodo de setembro no conta com data comercial e o perodo de outubro beneficiado pelo Dia das Crianas, o que gera uma base de comparao fraca. O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Servios.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mrcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|