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Título: Dirigente pompeense alerta para o exagero nos preos
 
Vice-presidente da ACE de Pompeia, Marcos Jos Guilhem, chama a ateno para a carga tributria nos produtos de Vero
 

O vice-presidente da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Marcos Jos Guilhem, chama a ateno dos consumidores para elevada carga tributria em produtos muito utilizados no vero, que promete ser quente e chuvoso do comeo ao fim, como so os casos de equipamentos como: ar-condicionado e ventilador, que so muito procurados nesta poca do ano. Alm de verificar valor e marca, o consumidor precisa se atentar para os tributos embutidos nos preos, disse o dirigente de Pompeia, em tom de preocupao. Quem comprar um ar-condicionado de R$ 1.200,00, por exemplo, vai pagar quase R$ 600,00 em impostos, uma vez que a carga tributria incidente sobre o aparelho atualmente de 49,82%, exemplificou ao tomar conhecimento de recente tabela publicada. Quem adquirir um ventilador de R$ 100 vai desembolsar R$ 49,60 em encargos, acrescentou no comparativo.

Segundo o vice-presidente da diretoria da associao comercial de Pompeia, este tipo de informao consta no levantamento da Associao Comercial de So Paulo (ACSP) com produtos tpicos da estao e respectivas tributaes. No topo da lista esto as bebidas alcolicas: vodca (81,52%), caipirinha (76,66%), usque (67,03%), chope (62,2%) e cerveja (42,69%). Sobre esses itens recaem IPI e ICMS altos, apontou o presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti, ao reforar o alerta do dirigente de Pompeia. Se o produto vier de fora do Brasil, h tambm a taxa de importao, que sofre influncia da flutuao do dlar, explica o, tambm, presidente da ACSP e da Facesp. As bebidas no alcolicas tm mais de 30% de impostos, como refrigerante em garrafa (46,47%), refrigerante em lata (44,55%) e gua mineral (31,5%), explicou o lder paulistano.

Este trabalho encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributao (IBPT), aponta no levantamento que uma diria em hotel tem tributao de 29,56%; j biquni, mai e sunga tm carga tributria de 42,19%. Alencar Burti afirma que o peso dos impostos e alta de preos na temporada afetam o bolso do consumidor, ainda mais diante de obrigaes tributrias de incio de ano como IPVA e IPTU. O brasileiro precisa fazer uma gesto financeira eficiente, sugere o dirigente das duas principais instituies que renem comerciantes do principal centro varejista do Pas. Diferente do que pensam alguns, o ms de Janeiro preocupante do ponto de vista de planejamento, pois, so muitos os compromissos junto com as frias familiares, alertou Marcos Jos Guilhem.

Para o presidente da ACSP, mesmo assim o consumidor est disposto a viajar. As frias com altas temperaturas estimulam o turismo e o consumo, principalmente em reas litorneas, o que pode beneficiar segmentos como o hoteleiro e o gastronmico, alm de supermercados e redes de lojas regionais. Isso ajuda a economia como um todo, reforou Alencar Burti, ao apontar a tendncia de comportamento nesta poca do ano. Dai a importncia do planejamento financeiro familiar, para no comprometer outras atividades essenciais, repete o vice-presidente da diretoria da ACE de Pompeia ao defender uma menor carga tributria, mais postos de trabalho, e menos juros bancrios. Esses trs itens so as bases da economia no varejo, disse Marcos Jos Guilhem.

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