|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Janeiro marca crescimento de 2,6% diz dirigente |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Clarissa Zanoni Kera Arantes, secretria da diretoria da ACE de Pompeia, comenta sobre o comportamento do varejo |
|
Diante da grande expectativa positiva nas vendas no comrcio varejista em 2019, o ms de Janeiro j demonstra sinais de que a economia est se firmando e que as vendas esto acontecendo. De acordo com a secretria da diretoria da Associao Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Clarissa Zanoni Kera Arantes, nos 30 dias iniciais do ano registrou-se o crescimento de 2,6%, segundo dados do Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que mensura o comportamento de comerciantes e consumidores, por estar na maior concentrao nacional de lojas do Pas. Esse crescimento no comparativo com o mesmo perodo do ano passado, destacou a dirigente pompeense, animada com a possibilidade das vendas serem maiores nos 12 meses do ano.
De acordo com os dados apresentados o movimento de vendas do comrcio paulistano cresceu em mdia 2,6% em janeiro na comparao com o mesmo ms do ano passado. Houve alta tanto nas comercializaes a prazo (0,4%) quanto vista (4,8%). Os itens de vesturio e os bens de menor valor, aqueles para uso domstico ou pessoal, foram os responsveis por segurar o comrcio em Janeiro, disse o presidente da Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (Facesp), Alencar Burti, que tambm est como presidente da Associao Comercial de So Paulo. um ritmo ainda moderado, na esteira das frias escolares, mas espera-se que ele acelere ao longo do ano, comenta o dirigente que acompanha os estudos que so realizados mensalmente.
Para Alencar Burti o motivo das vendas a prazo terem crescido menos se deve a dois fatores fundamentais: os juros que variaram pouco entre janeiro de 2018 e 2019 e o dlar, que agora est 15% mais caro, o que prejudica as importaes. Alm disso, pode-se aventar a possibilidade da Black Friday ter no apenas tirado vendas do Natal, mas tambm inibido as liquidaes de comeo de ano, que em 2019 no aconteceram, falou em tom de desconfiana. Os nicos eletrodomsticos que tiveram bom desempenho foram ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, em razo do calor, complementa o dirigente paulistano.
Para fins de comparao, em janeiro de 2018, as vendas a prazo haviam subido mais do que as vendas vista (6,8% e 2,5%, respectivamente, frente ao mesmo ms de 2017). Notar crescimento sempre bom, afinal, esses dados demonstram que o comrcio est se superando sempre de forma proporcional, disse Clarissa Zanoni Kera Arantes, que tem conversado com alguns comerciantes e percebido melhoras no desempenho, mesmo que timidamente. So Paulo mostra a tendncia e cada municpio tem a influencia de acordo com o tamanho, acredita a dirigente ao verificar os dados da capital paulista.
Na comparao com dezembro, o movimento do varejo da capital registrou recuo mdio de 37,5%, sendo -28,1% nas vendas a prazo e -46,8% nas comercializaes vista. Trata-se de uma queda sazonal, dentro da mdia dos ltimos trs anos, visto que dezembro o ms do Natal, data mais importante para o comrcio, justifica Alencar Burti, ao ver os dados do Balano de Vendas que elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Servios. Mas as vendas aconteceram, porm, nota-se uma mudana do comportamento do consumidor, disse a dirigente de Pompeia. Acredito que os ndices de Fevereiro mantero o crescimento, falou Clarissa Zanoni Kera Arantes.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mrcio-c-medeiros-69097820/
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Skype: marciomedeiros8020
Instagram: marcio.c.medeiros |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|