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Acim e Prefeitura celebram a data no Procon |
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Encontro realizado entre os parceiros no varejo, celebrou o Dia do Consumidor |
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Representantes da Associao Comercial e Industrial (ACI) de Marlia, da Secretaria Municipal da Administrao e da Fundao Procon, celebraram o Dia do Consumidor, comemorado nacionalmente no dia 15 de maro com um avaliao sobre o comportamento do consumidor e a relao entre comerciantes e consumidores. Acredito que hoje a relao muito melhor do que a de anos atrs, acredita o presidente da associao comercial local, Adriano Luiz Martins. Hoje tanto os comerciantes como os consumidores so mais esclarecidos, reforou o secretrio municipal, Cssio Luis Pinto Jnior. A responsabilidade da relao de ambos os lados, frisou Guilherme de Moraes, responsvel pela unidade do Procon em Marlia.
Na conversa realizada na sede do Procon local, prximo ao Ganha Tempo da Prefeitura de Marlia, e do Poupa Tempo do Governo do Estado, a concluso foi de que atualmente o consumidor est mais exigente, mais informado e principalmente mais seletivo. Hoje preciso tomar muito cuidado ao vender, pois os consumidores esto bem informados sobre o preo, o produto e as condies de venda, falou Adriano Luis Martins que considera isso muito bom. O comerciante precisa treinar bem a equipe de vendas e criar sempre uma novidade para atrair o consumidor, falou ao apontar algumas alternativas que se encontra para fazer com que o consumidor entre na loja. Preo, produto e atendimento esto muito iguais, ressaltou o presidente da associao comercial. A criatividade a diferena entre uma loja e outra, apontou o presidente da Acim ao elogiar a performance do consumidor.
Para Cssio Luis Pinto Junior o grau de conhecimento sobre os direitos do consumidor cresceu muito, mas no na mesma proporo dos deveres do consumidor. Essa relao sempre foi desigual, afirma o secretrio municipal que comerciante no ramo alimentcio. Os dois lados: comerciante e consumidores precisam saber os direitos e deveres de ambos, para que a negociao seja prxima da perfeita, disse ao lembrar que so muitos itens a serem analisados entre direitos e deveres das duas partes. Por isso a melhora na relao, mesmo com os pequenos conflitos, reconheceu o dirigente municipal que enxerga no atendimento o ponto alto da relao. A educao, pacincia, tolerncia precisam prevalecer sempre, at para manter a relao entre comprador e vendedor, falou com experincia de alguns anos no comrcio varejista.
J Guilherme de Moraes reconhece que o consumidor esclarecido e o comerciante informado melhora o relacionamento em todos os sentidos. Hoje 86% dos casos registrados no Procon so resolvidos sem estresse, admite o dirigente do Procon local que sempre enxergou no dilogo o melhor caminho. Ningum obrigado a saber tudo, mas deve fazer o certo centro, disse ao apontar as questes financeiras como sendo os principais motivos de conflitos entre consumidores e comerciantes. Talvez pela necessidade de clculos e informaes econmicas, arrisca o responsvel pelo Procon em Marlia que no no varejo observa muitas dvidas dos lojistas quanto a exposio dos preos das mercadorias. Essa uma desinformao generalizada, que melhorou muito, disse ao considerar importante a parceria entre a associao comercial e a Prefeitura no sentido de esclarecer constantemente os lojistas em geral.
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