O segundo semestre do ano sempre foi mais estimulante que o primeiro, quanto as vendas no comrcio varejista em geral. De acordo com o tesoureiro da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Gilberto Joaquim Zochio, este ano a tendncia que seja melhor que o ano passo em virtude das definies polticas e econmicas que o Pas vive. No ano passado o Brasil vivia uma instabilidade maior, acredita o dirigente ao observar que as vendas crescem 1,3% na primeira quinzena de agosto no varejo paulistano, frente ao mesmo perodo de 2018. So Paulo mostra a tendncia de todo o varejo brasileiro, defende o dirigente mariliense ao mostrar a importncia da capital paulista na economia em geral. A informao do Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo (ACSP). Isoladamente, o sistema a prazo apresentou alta de 0,6%, enquanto que o sistema vista expandiu 2%. Isso bom sinal, acredita o tesoureiro da associao comercial mariliense.
De acordo com Marcel Solimeo, economista da associao comercial paulistana, preciso ter cautela para observar esses dados. A leve alta das vendas a prazo pode ter ocorrido por causa da variao climtica, que possivelmente levou alguns consumidores a comprar itens especficos, como por exemplo, os aquecedores, alertou o experiente economista paulistano. Por outro lado, as vendas vista cresceram impulsionadas pelas baixas temperaturas dos primeiros dias do ms e podem ter sido sustentadas pelas vendas de agasalhos, cobertores e artigos de inverno, explica Marcel Solimeo, economista da ACSP h vrios anos analisando as tendncias do varejo em geral.
Para ele, no entanto, o consumidor continua cauteloso, evitando contrair novas dvidas. A cautela segura muito o investimento do consumidor nas lojas da cidade, falou Adriano Luiz Martins, presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia ao mostrar-se preocupado com a falta de emprego. Com o poder de compra das famlia enfraquecido fica mais difcil as vendas, comparou o dirigente mariliense ao apontar as altas dos juros, a falta de empregos e a carga tributria como sendo os trs itens mais fortes para a estagnao da economia do Brasil que o Governo no consegue desatrelar. "O Pas est travado por causa disso, e ainda tem os escndalos polticos e econmicos causando instabilidade de confiana em investimento e no futuro, frisou o dirigente que vem acompanhando os ltimos acontecimentos que fazem a oscilao do dlar a agitar o comrcio e assustar os mercados interno e externo.
Para Gilberto Joaquim Zochio independente do comportamento econmico e poltico que vivemos o comerciante deve ser otimista e prever um final de ano com boas vendas. A injeo de investimento que o Governo fez com FGTS vai refletir no comrcio e dentro de mais alguns dias viro o 13 salrio e ainda as vendas do Black Friday que antecipa as vendas do Natal, calcula o dirigente ao chamar a ateno para os preparativos. Outubro tem as vendas do Dia das Crianas que so fortes, Novembro o Black Friday e Dezembro o Natal, apontou o trimestre forte de vendas no varejo em geral em que o comerciante deve preparar as equipes de vendas de forma constante e permanente.
O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.
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