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Título:
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Empresrios e consumidores aprovam criao do tributo |
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Reinaldo Miguel, diretor da associao comercial de Marlia, fala da pesquisa sobre o Imposto nico |
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O segundo tesoureiro da Diretoria Executiva da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Reinaldo Miguel, reforou a tendncia empresarial que favorvel a criao de um imposto nico, desejo de muito tempo do empresariado em geral. Pesquisas mostram que 51% da populao concordam com a ideia de reunir todos os impostos brasileiros em apenas um, como o Imposto nico sobre Movimentao Financeira, disse o dirigente da associao comercial mariliense, que tambm favorvel a proposta, enquanto 36% desaprovam a proposta. Outros 13% no sabem ou no respondem pergunta. Acredito que a populao deveria se manifestar, promovendo o debate e sugerindo alternativas, comentou o diretor da entidade associativa que tambm defende a criao de novos impostos que agregassem outros e diminussem a carga tributria.
Aqueles com renda familiar mais alta e maior escolaridade se mostram mais otimistas e mais bem informados sobre o tema Reforma Tributria. Possuem conhecimento sobre a criao do IMF, mas se destacam entre aqueles que no acreditam que este imposto, substituindo os demais, seja uma boa soluo para o pas. A populao com renda familiar mais baixa e os menos escolarizados se mostram um pouco mais pessimistas, desconhecem as discusses que esto ocorrendo e em algumas situaes ainda no possuem uma opinio formada. Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP) ao IBOPE Inteligncia sobre o entendimento da populao sobre a Reforma Tributria.
Das discusses que envolvem o tema, mais de sete em cada dez (72%) julgam a Reforma como importante ou muito importante para o pas, enquanto 20% a consideram sem importncia (pouco ou nada importante). Somam 8% aqueles que declaram que no sabem ou optam por no responder. Sobre o grau de conhecimento referente a Reforma, 46% dos entrevistados afirmam que esto um pouco informados, ao passo que 40% dizem estar nada informados. Um em cada dez entrevistados considera que est muito informado sobre o tema e 3% no sabem ou no respondem. Entre os mais informados se destacam aqueles com idade entre 35 e 54 anos, os que possuem Ensino Superior, os moradores de municpios com mais de 500 mil habitantes, residentes em capitais, e aqueles com renda familiar mais alta. J entre os que se consideram nada informados, se destacam as mulheres, os entrevistados com idade acima de 55 anos, os menos escolarizados, os residentes das regies Norte/ Centro-Oeste, as pessoas que moram no interior, aqueles que residem em municpios pequenos (at 50 mil habitantes) e os que possuem renda familiar mais baixa.
A pesquisa tambm revela que parte da populao (41%) acredita que, com a aprovao da Reforma, os brasileiros pagaro mais impostos - percepo maior entre as mulheres, entre aqueles com idade entre 45 e 54 anos, os menos escolarizados, os residentes na regio Nordeste, os moradores da periferia, e aqueles com renda familiar mais baixa. Entretanto, uma parcela importante dos entrevistados se mostra pouco mais otimista em relao acelerao econmica e oferta de empregos. Caso a reforma se concretize, 30% acreditam que haver acelerao do crescimento econmico, mesma proporo que considera que a economia vai se manter como est. Para 24% haver retrao na economia e 16% no sabem ou no respondem pergunta. Quase quatro em cada dez entrevistados (39%) afirmam que, com a aprovao da Reforma Tributria, vai aumentar a oferta de empregos, enquanto 26% consideram que a oferta de empregos no vai se alterar. Para 25% dos brasileiros, a oferta de empregos vai diminuir e 9% no sabem ou optam por no responder.
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