O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Manoel Batista de Oliveira, festejou os dados de recente pesquisa no varejo de acordo com o Balano de Vendas, elaborado pelo Instituto de Economia Gasto Vidigal/ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Servios. Os nmeros so animadores com elevao de 2,2% em outubro sobre o mesmo perodo de 2018, disse o dirigente mariliense com foco nas vendas de Novembro com a Black Friday e em Dezembro com o Natal. As vendas foram mais fracas do que o esperado, provavelmente para o aproveitamento das promoes da Black Friday e das Festas do Final de Ano, acredita o dirigente que tem percebido isso no comrcio onde atua.
De acordo com as vendas a vista, houve um crescimento de 3,7% em outubro e podem ter sido impulsionadas pelo Dia das Crianas e tambm pelo Halloween, que tm como foco de vendas itens de menor valor, como roupas, brinquedos e adereos. Por outro lado, as transaes a prazo tiveram alta de 0,6% no perodo, o que pode ser um indicador de cautela do consumidor em outubro para a efetivao de compras de bens durveis em novembro e dezembro. Acredito que o consumidor esteja cauteloso agora, mas deve investir mais e melhor a partir deste perodo com a primeira parcela do 13 salrio e a liberao do FGTS, comentou o vice-presidente da associao comercial mariliense.
Com relao a setembro, as vendas de outubro aumentaram em mdia 13,2%. Apesar de setembro no apresentar datas comemorativas importantes para o comrcio a Semana do Brasil ainda est em seu primeiro ano - o ms teve dois dias teis a mais. Como de praxe, outubro mostrou-se mais forte, puxado pelo Dia das Crianas, que uma data j consolidada, considerado por muitos como a quarta melhor venda no varejo, superando o Dia dos Namorados, perdendo apenas para Natal, Dia das Mes e Dia dos Pais. A variao, no entanto, mostra-se um pouco maior do que a mdia dos ltimos 3 anos (11,5%). A expectativa de que o ltimo trimestre seja um pouco mais forte do que a dos ltimos trs anos devido antecipao do saque do FGTS e pela queda dos juros, beneficiando principalmente s vendas de maior valor, comentou Emlio Alfieri, economista da Associao Comercial de So Paulo (ACSP).
As campanhas com sorteio de prmios so outros atrativos que estimulam as vendas, no pensamento do vice-presidente da associao comercial, ao lembrar do sorteio de automveis e motocicletas para consumidores e comercirios que participarem da campanha em desenvolvimento pela associao comercial. No tenho dvidas de que este tipo de estmulo ajuda muito, afinal, todos querem ter a chance de concorrer, disse Manoel Batista de Oliveira ao apontar a campanha Sorte Grande, que vem sendo realizada durante toda a temporada e que ser finalizada dia 26 de Dezembro com a entrega de um automvel, uma motocicleta, aparelhos celulares, hoverboads e vales compra.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |