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Título:
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Consultas ao SCPC mostram mudana de comportamento |
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Adriano Luiz Martins, presidente da Acim, analisa nmeros que mostram mudana de comportamento dos comerciantes |
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O crescimento no nmero de consultas ao banco de dados do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC) da Associao Comercial e Industrial de Marlia nos ltimos cinco anos mostra uma mudana de comportamento por parte do comerciante local que passou a consultar com frequncia os dados cadastrais dos clientes antes de efetuar uma venda pelo credirio. Isso demonstra, segundo o presidente da associao comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, uma preocupao com o crescimento da inadimplncia, afinal, ao consultar antes de vender, o lojista pode evitar uma venda suspeita e diminuir a inadimplncia. A consulta d segurana ao comerciante de que receber pelo produto vendido, acredita o dirigente ao observar o crescimento de 33,12% no nmero de consultas ao SCPC da associao comercial local entre o comparativo dos anos de 2018 e 2019. Isso tende a crescer em 2020, acredita o dirigente mariliense.
Nos ltimos cinco anos os nmeros veem se mantendo elevados. Em 2015 foram 359.824 consultas realizadas naquele ano, diante das 353.213 consultas realizadas em 2016. J no ano seguinte foram 339.640 consultas realizadas, sendo em 2018 realizadas 306.307 consultas registradas. Em 2019 foram feitas 408.193 consultas, o maior ndice nos ltimos anos em virtude das modernidades, simplicidades e agilidades nos sistemas de incluso e excluso de devedores na ferramenta de consulta, de acordo com o superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Jos Augusto Gomes, ao lembrar da mudana na lei que ajudou muito na comunicao aos consumidores inadimplentes e estimulando os comerciantes no registro dos devedores. Esse foi um trabalho rduo das associaes comerciais que surtiu grande efeito positivo no varejo, ressaltou o dirigente da associao comercial local.
As consultas sobre a emisso dos cheques no varejo de Marlia tambm mostram nmeros interessantes, porm, a diminuio do uso. De 2015 para 2019 tem diminudo muito o nmero de consultas, o que demonstra a quedado nesta forma de pagamento. Naquele ano foram 340.841 consultas realizadas, sendo em 2016 outros 317.417 consultas, j baixando em 2017 para 275.886 consultas sobre os cheques emitidos e caindo sistematicamente para 87.545 consultas no ano de 2018, e para 67.575 consultas somente em 2019, ou seja, a baixa utilizao dos cheques no varejo de Marlia. Essa uma tendncia mundial, com o surgimento dos pagamentos com os cartes de crdito, dbito e benefcios, alm da preferncia dos pagamentos vista com dinheiro, explicou Adriano Luiz Martins, ao lembrar que por estas formas, as vendas no passam pelo sistema do SCPC. Por isso no servem como parmetro do movimento de vendas em geral, somente sendo analisadas as vendas pelo credirio, acrescentou.
Da mesma forma que existem as consultas cadastrais dos consumidores, atravs do nmero do CPF, existem as consultas atravs do CNPJ, ou seja, entre empresas. Esse comportamento se mantm estvel, de acordo com os nmeros do SCPC da Associao Comercial e Industrial de Marlia nos ltimos cinco anos, quando em 2015 foram realizadas 31.650 consultas, e no ano seguinte foram outras 37.711, com mais 40.915 consultas realizadas entre empresas em 2017, para outras 40.927 consultas de CNPJs em 2018 e somente 38.989 consultas no ano passado. Esse um hbito que precisa ser intensificado entre os empresrios, afinal, at mesmo entre empresas, possvel ter mais segurana em saber para quem se vende e evitar surpresas com inadimplncia, disse Adriano Luiz Martins ao estimular a consulta prvia no relacionamento mercantil.
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