|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Vendas vista crescem em Dezembro, aponta pesquisa |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Jos Augusto Gomes, superintendente da Acim, analisa os primeiros ndices do varejo |
|
O superintendente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Jos Augusto Gomes, recebeu com cautela os dados do Balano de Vendas da Associao Comercial de So Paulo (ACSP) que demonstram o comportamento de compras do ltimo ms de Dezembro de forma desigual, quando houve estabilidade na procura por bens durveis, em que as vendas de itens de menor valor apresentaram alta de 9,1%. As vendas do varejo paulistano cresceram 4,6% em dezembro na comparao com o mesmo perodo de 2018, o que demonstra uma tendncia em todo o Pas, por ser o maior centro varejista do Brasil, disse o dirigente mariliense ao verificar os nmeros da pesquisa divulgada esta semana. O desempenho do ltimo ms foi alavancado pelas vendas vista e de menor valor, como roupas, cosmticos, calados e brinquedos, que registraram alta de 9,1%, falou. Nas vendas a prazo, que representam o ramo de bens durveis, como eletrodomsticos, a variao foi de apenas 0,1% no perodo, comparou.
De acordo com o dirigente da associao comercial de Marlia alguns fatores circunstanciais, como a liberao do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), a criao de mais vagas informais e a liberao do 13 salrio, sustentaram o crescimento das vendas vista, o que reforado pelo economista da associao comercial paulistana, Emlio Alfieri. A estabilidade (0,1%) nas vendas de eletroeletrnicos, se deve consolidao da Black Friday, que absorveu grande parte dessas vendas que anteriormente aconteciam mais prximas ao Natal, destacou o economista da ACSP. So dados preliminares, que no levam em considerao o desempenho dos shoppings e comrcio eletrnico, por exemplo, mas que refletem um comportamento sazonal de consumo, diz Emlio Alfieri. O que fica claro a disparidade entre os itens de maior e menor valor, muito impactados pela "Black Friday" em novembro, destacou.
No balano anual as vendas cresceram em mdia 2,7%. Na comparao com o ms anterior, a alta mdia foi ainda maior, de 27,1% - sendo um crescimento de 57,1%, nas vendas vista e uma queda de 3% no movimento a prazo. Esse outro comportamento que preciso ser observado, ou seja, o consumidor est comprando mais com pagamento vista, ressaltou Jos Augusto Gomes que aguarda novos ndices para avaliar a performance do varejo em geral quanto as vendas do Natal. J d pra sentir que houve crescimento, disse animado ao lembrar que o ambiente de 2019 mais favorvel que o ambiente de 2018. Naquele ano o Pas vivia uma situao mais pessimista, enquanto que no Natal passado o consumidor estava mais animado e confiante, falou ao acreditar numa elevao no volume das vendas no geral.
O Balano de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gasto Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC. De acordo com Jos Augusto Gomes a capital paulista por concentrar o maior nmero de lojas diversificadas e a maior concentrao de consumidores serve como parmetro de anlise das tendncias econmicas no varejo em geral. Sem dvida o reflexo sentido nas demais cidades, afinal, o perfil do consumidor muito semelhante, disse o superintendente da associao comercial de Marlia que percebe comportamento semelhante do consumidor paulistano com o interiorano. No tenho dvidas em afirmar que as vendas vista em Marlia tambm so maiores que as vendas a prazo, disse com segurana.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|