|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Comrcio registra elevao nas vendas de Maio, diz dirigente |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Manoel Batista de Oliveira, vice-presidente da diretoria da associao comercial, avalia pesquisa. A gangorra continua, disse |
|
Pesquisa Mensal do Comrcio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) mostra que o volume de vendas no comrcio varejista nacional teve crescimento de 13,9% em maio deste ano, na comparao com abril. A alta veio depois de dois meses de queda esperada devido pandemia do novo coronavrus (covid-19). Em abril deste ano, por exemplo, a queda havia sido de 16,3%. Isso pode ser considerado estimulante, em virtude de que o comrcio reage rpido quando tem oportunidade, disse o vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Manoel Batista de Oliveira, ao opinar sobre a pesquisa realizada. O problema est sendo em ter esta oportunidade, disse o dirigente mariliense ao reclamar das ida e vindas da quarentena no varejo em geral. Quando abre, aquece as vendas. Quando fecha, pode at quebrar a loja, comparou.
No acumulado de 12 meses o comrcio varejista mantm estabilidade. Nos demais tipos de comparao, no entanto, foram registradas quedas: mdia mvel trimestral (-2,6%), comparao com maio de 2019 (-7,2%) e acumulado do ano (-3,9%). Na passagem de abril para maio, foram registradas altas em todas as oito atividades pesquisadas pelo IBGE: tecidos, vesturio e calados (100,6%), mveis e eletrodomsticos (47,5%), outros artigos de uso pessoal e domstico (45,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%), equipamentos e material para escritrio, informtica e comunicao (16,6%), artigos farmacuticos, mdicos, ortopdicos, de perfumaria e cosmticos (10,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentcios, bebidas e fumo (7,1%) e combustveis e lubrificantes (5,9%). isso que nos d esperana em recuperar a economia, torce o dirigente de Marlia. No tenho dvidas de que havendo a oportunidade de abrir, o comrcio se adapta e recupera, acredita.
De acordo com Manoel Batista de Oliveira o varejo ampliado, que tambm considera os setores de materiais de construo e de veculos e peas, teve crescimento de 19,6% na comparao com abril. Os veculos, motos e peas cresceram 51,7%, enquanto os materiais de construo tiveram alta de 22,2%. Nas outras comparaes, no entanto, foram registradas quedas: mdia mvel trimestral (-5,9%), comparao com maio de 2019 (-14,9%), acumulado do ano (-8,6%) e acumulado de 12 meses (-1%). O importante perceber que o varejo tem flego, disse entusiasmado. Mas quanto mais demora, menos flego passa a ter, pois, com o comrcio parado preciso antecipar decises ou no evita-las, disse ao se referir ao fechamento de empresas e dispensa de funcionrios.
Por outro lado a receita nominal do varejo cresceu 9,9% na comparao com abril deste ano e 2,7% no acumulado de 12 meses. No entanto, teve quedas de 3,4% na mdia mvel trimestral, de 5,2% na comparao com maio do ano passado e de 0,6% no acumulado do ano. J a receita do varejo ampliado teve altas de 15,1% na comparao com abril deste ano e de 1,4% no acumulado de 12 meses. Registrou, no entanto, quedas de 5,8% na mdia mvel trimestral, de 12,1% na comparao com maio de 2019 e de 5,4% no acumulado do ano. Essa gangorra ser permanente e constante, lamentou. Quando ganha de um lado perde do outro, disse o vice-presidente da diretoria da associao comercial mariliense. A esperana de dias melhores com o comrcio funcionando, ressaltou Manoel Batista de Oliveira que espera para breve a reabertura das lojas.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|