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57% das empresas j sofreram impacto da crise, diz pesquisa |
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Marineves da Silva Barros Souza, vice-presidente da associao, fala sobre pesquisa da Boa Vista |
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A vice-presidente da Associao Comercial e Empresarial de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, considerou interessante a pesquisa realizada pela Boa Vista, com micro, pequenos e mdios empresrios, que constatou o ndice de 57% das empresas que j sofrem de forma direta os impactos da pandemia do Covid-19, e que ao menos 41% delas sofrem com o fluxo de caixa por conta da quarentena, que obrigada a maioria das lojas a estarem fechadas para evitar aglomerao e contgio do vrus. O pior que, diante da situao, os prximos nmeros da pesquisa sero piores, disse em tom de alerta a dirigente pompeiana que se mostra preocupada com a situao e acredita que muitos empresrios no aguentaro manter as lojas. Est comeando a ficar desesperador, disse a dirigente.
Segundo a pesquisa 66% das MPMEs tiveram retraes a partir de 41% em suas vendas, ao passo que pouco menos da metade (49%) teve diminuio de 41% ou mais nos recebimentos dos clientes. Para o estudo, a Boa Vista ouviu 354 micro, pequenos e mdios empresrios, representantes dos setores da indstria e do comrcio, em todo o Brasil. Uma tendncia que no deve ser diferente em diversas regies do Pas, principalmente em Pompeia, falou ao afirmar ser uma pesquisa que reflete a tendncia do varejo em geral. A pesquisa tambm ouviu os empresrios sobre suas expectativas em relao recuperao dos negcios, acrescentou a vice-presidente ao verificar que apenas 26% dos entrevistados esperam uma melhora na manuteno do negcio, considerando vendas, recebimentos e pagamentos, ao final dos prximos trs meses, enquanto 34% preveem estabilidade neste perodo e 40% acreditam numa piora.
Para Marineves da Silva Barros Souza os entrevistados ao serem perguntados sobre quais necessidades, caso atendidas, ajudariam a recuperar o negcio, a maioria apontou a conquista de novos clientes (57%) alm de driblar a inadimplncia (43%) e ampliar a atuao no mercado (39%). O dinheiro prometido pelos Governos Estadual e Federal no chegou para quem precisa, reclamou ao notar que a necessidade ter clientes e no apenas dinheiro. Se reabrir o comrcio, ele mesmo de adapta e se recupera de forma natural, defende Marineves da Silva Barros Souza ao lembrar que toda crise criada pela sociedade, o comrcio sempre se superou. No seria diferente agora, pois, o que as lojas precisam de clientes, afirmou com experincia no varejo.
Uma situao fato, segundo a vice-presidente da diretoria. O varejo ter outro comportamento, e a pesquisa mostrou que se destacaram, tambm, acesso a outros canais de vendas (13%), ter outros canais para pagamentos e links de pagamentos (13%), e garantir entregas atravs de empresas de logstica (10%), necessidades que podem ser supridas por meio de parcerias em negcios. Isso quer dizer que a pandemia far com que o lojista reveja o prprio negcio, disse ao verificar na pesquisa, que as parcerias de negcios foram lembradas por 71% dos entrevistados que as consideram importantes para pagamentos e recebimentos on-line. Para os que utilizam o e-commerce, 55% acreditam que as parcerias importam, enquanto em relao a entregas de mercadoria, estes so 40%.
Para ajudar a garantir o recebimento e ampliar as vendas, a Boa Vista aconselha medidas como aes de prospeco de novos clientes; segmentao e qualificao de clientes para ao de marketing, assim como de recuperao de crdito e de cobrana. As informaes do Cadastro Positivo tambm j enriquecem solues que podem ajudar o empresrio na tomada de decises mais assertivas, que ajudam a minimizar a inadimplncia, defende Marineves da Silva Barros Souza.
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