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Apesar da pandemia, confiana do consumidor est elevada |
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Manoel Batista de Oliveira, vice-presidente da associao comercial, comenta pesquisa otimista para o varejo |
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O vice-presidente da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Manoel Batista de Oliveira, considerou como animadora, a recente pesquisa realizada em Julho sobre o ndice Nacional de Confiana do Consumidor (INC), desenvolvido pela Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que dita a tendncia do comrcio varejista no Brasil, em virtude de ser o maior centro de consumo do Pas, esboando uma leve reao nos dados apresentados recentemente, fechando com 79 pontos, diante dos 77 registrados em Junho. Isso quer dizer que os nmeros esto crescendo em favor da retomada da economia, disse o dirigente mariliense, ao admitir que mesmo sendo considerado abaixo dos 100 pontos, o indicador pode sinalizar uma tendncia de recuperao dos estragos na economia causados pela pandemia da Covid-19. Certamente os nmero dos prximos meses sero melhores, em virtude da flexibilidade ocorrida, defendeu.
Em maro, o indicador apresentou recuo e ficou em 92 pontos, diante dos 98 em fevereiro. Da para frente, seguiu em queda livre, chegando aos 85 pontos em abril e 77 em maio e junho. O resultado remete aos nveis de outro perodo de crise, entre 2015 e 2017. A ligeira alta em julho, porm, basicamente centrada na melhora em relao s expectativas futuras das famlias pertencentes classe C quanto ao crdito, renda e emprego nos prximos seis meses. Muitas esperam que, com o fim da quarentena e do isolamento social, a economia v retomando seu movimento aos poucos, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
Outro indicador que mostra essa tendncia de recuperao o da situao financeira nos prximos seis meses: em julho, 39% dos consumidores consideraram que sua situao financeira vai ficar melhor ou um pouco melhor. No incio da pandemia, esse nmero chegou a 32%. Porm, apenas 23% se sentem confiantes a fazer compras de maior valor, como imveis e carros, enquanto 33% tm mais confiana para adquirir itens para a casa, como mveis e eletrodomsticos. Com o nvel de desemprego ainda muito alto, de 13,3% no segundo trimestre, segundo o IBGE, as perspectivas do consumidor quanto segurana financeira futura continuam baixas. Diante do quadro social atual difcil ter uma segurana quanto a isso, opinou Monoel Batista de Oliveira que tem percebido uma preocupao generalizada no comrcio da Zona Sul da cidade.
Pelo levantamento da ACSP, enquanto 60% dos entrevistados conhecem algum que ficou desempregado nos ltimos seis meses, 42% esto menos confiantes quanto sua segurana no emprego, assim como a de familiares e de conhecidos neste momento. Mas, apesar de a situao reverter, a princpio, o mpeto de consumo, as projees de recuo menor da economia, e em consequncia, das vendas do varejo em 2020, indicam que a retomada deve comear pelos setores mais essenciais, segundo o economista da ACSP. A disposio ao consumo, por enquanto, continua focada em itens mais bsicos, como alimentao e farmcia. Mas bem-vinda, pois sinaliza uma recuperao gradual, disse o especialista que apoiado pelo dirigente mariliense.
A pesquisa, iniciada em janeiro, realizada com uma mdia de 1,5 mil entrevistados por ms atravs de uma amostra representativa da populao brasileira.
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