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Título:
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Pesquisa do IBGE mostra impacto da quarentena |
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Rinaldo Jos Traskini, presidente da associao comercial de Pompeia, animado com os prximos meses |
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A Pesquisa Pulso Empresa: impacto da Covid-19 nas empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), foi analisa pelo presidente da Associao Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo Jos Traskini, que considerou como interessante, diante da adaptao rpida que o comrcio teve com a surpresa da quarentena, que obrigou muitas lojas a fecharem de forma imediata sem previso de retorno. Nunca havamos passado por isso, recordou Rinaldo Jos Traskini ao verificar que 3,2 milhes de empresas em funcionamento no pas na primeira quinzena de agosto, 38,6% indicaram que a pandemia afetou negativamente as atividades, enquanto que 33,9%, o efeito foi pequeno ou inexistente e, para 27,5%, a pandemia foi positiva.
Segundo o dirigente de Pompeia as empresas de maior porte e intermedirias foram as que mais sinalizaram melhora de percepo. Os resultados da quinta rodada da pesquisa realizada pelo IBGE, refletem as percepes das empresas em funcionamento ao final da primeira quinzena de agosto, frente segunda quinzena de julho. De acordo com o IBGE, a percepo de impacto negativo mantm-se e maior entre as empresas de pequeno porte, de at 49 funcionrios (38,8%), e menos intenso entre as empresas intermedirias (de 50 a 499 funcionrios) e as de maior porte (acima de 500 empregados), que indicaram maior incidncia de efeitos pequenos ou inexistentes na quinzena respectivamente 44,7% e 46,6%.
Para Flvio Magheli, coordenador da pesquisa do IBGE, preciso verificar alguns detalhes nas estatsticas. A cada quinzena aumenta a percepo de efeitos pequenos ou inexistentes ou positivos entre as empresas de maior porte, disse ao enxergar as empresas dos setores de construo (47,9%) e comrcio (46,3%) reportarem as maiores incidncias de efeitos negativos na quinzena. Por outro lado, no setor industrial, 38,9% relataram impactos pequenos ou inexistentes e, no setor de servios, a incidncia foi de 41,9%, com destaque para os segmentos de informao e comunicao (61,5%) e servios profissionais e administrativos (45,6%).
Sobre o volume de vendas, Rinaldo Jos Traskini notou que a percepo de reduo nas vendas afetou mais o comrcio, que passou de 29,5%, na segunda quinzena de julho, para 44,5%, com destaque para o comrcio varejista, que subiu de 29,7% para 48,9%. Tudo isso por causa das incertezas, acredita o dirigente pompeiano ao verificar, em seguida, o aparecimento do setor da construo (36,2%), indstria (30,8%) e servios (29,7%). O varejo foi o mais atingido, pois, a percepo de reduo atinge 36,1% das empresas, destacou o presidente da associao comercial de Pompeia, que est esperanoso quanto a flexibilizao do Plano So Paulo, torcendo para a ampliao para a fase verde em que mais empresas e prestadores de servio tero condies de trabalhar. Estamos nos preparando para o Dia das Crianas, Back Friday e de olho no Natal, falou animado.
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