|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
"Black Friday" antecipa vendas do Natal, diz pesquisa |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Rinaldo Jos Traskini, presidente da associao comercial de Pompeia, fala sobre a campanha da "Black Friday" em novembro |
|
O presidente da Associao Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo Jos Traskini, est entusiasmado com as vendas no varejo local para os meses de Novembro e Dezembro que prometem serem intensas, em virtude da grande expectativa entorno das duas principais promoes do ano: "Black Friday" e Natal. Pelo menos 30% dos consumidores brasileiros devem ir s compras nesta "Black Friday", agora em Novembro, acredita o dirigente ao acompanhar recente pesquisa da Associao Comercial de So Paulo (ACSP), que aponta que pelo menos 29,8% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em todo o Brasil. Em Pompeia no ser diferente, afirma o dirigente pompeiano que considera o varejo paulistano como termmetro para as vendas em geral.
De acordo com o presidente da associao comercial local esse porcentual tende a ser maior, j que o estudo mostra que 24,9% dos brasileiros ainda no decidiram se compram algo ou no. Do total, ainda h 45,3% que no pretendem gastar dinheiro neste perodo. Oficialmente, o dia reservado pelos comerciantes para dar descontos especiais a seus clientes na prxima sexta-feira de novembro, dia 26, quando as lojas do comrcio de Pompeia estaro abertas at as 22 horas e sbado, dia 27, com funcionamento at as 17 horas. O consumidor que comprar neste perodo, que representa 54,9% na pesquisa, consome porque quer aproveitar os grandes descontos oferecidos por comerciantes e prestadores de servios, disse Rinaldo Jos Traskini, que sempre considerou a "Black Friday" como uma boa oportunidade para as vendas. Existem, tambm, aqueles que querem encontrar mais barato o item que j iriam comprar e os que antecipam os presentes do Natal, disse o dirigente de Pompeia ao explicar que 50,2% querem encontrar produtos mais baratos, e 23% dos pesquisados vo antecipar as compras de Natal.
Nesta pesquisa, encomendada junto Behup, foram entrevistadas 1.657 pessoas nas cinco regies do Pas. Elas podiam escolher mais que uma resposta. A Black Friday deve antecipar somente parte das compras de Natal o que praticamente garante novembro e dezembro com grande movimentao no comrcio, disse Marcel Solimeo, economista da Associao Comercial de So Paulo ao avaliar a pesquisa realizada. A data sempre foi um grande atrativo para as pessoas que queriam investir em eletrnicos e em produtos da linha branca para o ambiente domstico, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associao comercial de Pompeia. A tendncia no mudou, mas houve o aumento na procura por peas de vesturio, lembrou a gerente administrativa, observando que do total de entrevistados, 38,3% pretendem comprar roupas, calados ou acessrios.
A pesquisa aponta que: sobre os eletrnicos, os telefones celulares lideram com 28,7%. Depois vm os computadores, notebooks ou tablets (19,9%), as TVs (19,4%), caixinhas de som (10,6%), os videogames (7,7%) e os jogos de videogame (7,5%). Em relao linha branca, existe um equilbrio entre mquina de lavar (14,1%), fogo (13,6%), geladeira (13,4%) e micro-ondas (9,4%). Os servios representados por viagem e hospedagem em hotel mostraram inteno de compra relativamente ainda reduzida (14,3% e 8,9%, respectivamente).
|
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|