|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Sistema passa a ter fora nas decises de crdito |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Gilberto Joaquim Zochio, secretrio da diretoria da Acim, acredita na maior utilizao das informaes do Cadastro Positivo |
|
O primeiro secretrio da diretoria da Associao Comercial e Industrial de Marlia, Gilberto Joaquim Zochio, acredita que o sistema do Cadastro Positivo passa a entrar em uma nova fase a partir da incluso de dados das contas de luz at o fim de maro. Segundo o dirigente mariliense existe a expectativa, tambm, da entrada de informaes das contas de gs, gua e esgoto, alm de dados sobre boas prticas ambientais, sociais e de governana (ESG, na sigla em ingls) de empresas, ainda em 2022. Isso quer dizer que o lojista ter mais informaes do cliente no momento e conceder crdito na hora de vender, falou o diretor da associao comercial. Com mais informaes confiveis, as chances de inadimplncia so menores, acredita ao ser favorvel ao Cadastro Positivo para o varejo em geral, tanto para pessoas fsicas como jurdicas.
O sistema que vem crescendo nos ltimos meses, pois, quanto mais informaes na base de dados, melhor, de modo a produzir uma anlise mais eficaz do risco de crdito, servindo de alternativa lista de negativados e beneficiando bons pagadores com melhores condies de emprstimos. Certamente melhor trabalhar com pessoas confiveis do que suspeitas, acredita o lojista e dirigente que prefere trabalhar com o cadastro positivo do que com o negativo. O positivo o normal, enquanto que o negativo mais precauo e evitar perdas em vendas mal feitas, comparou ao dizer que at o final do ano passado, as avaliaes praticamente s contavam com dados do sistema financeiro. S em setembro, o Cadastro Positivo passou a incluir dados das empresas de telecomunicaes, lembrou Gilberto Joaquim Zochio. Mesmo assim, pesquisa do Banco Central e dos birs de crdito, que transformam os dados em pontuao de risco de crdito, apontam reduo mdia de 10,4% nas taxas cobradas e melhora das notas, desde que a adeso passou a ser automtica, em 2019.
De acordo com a Associao Nacional de Bureaus de Crdito (ANBC) contabiliza que os inscritos no Cadastro Positivo saram de 6 milhes, em 2017, para mais de 100 milhes atualmente, sendo 95% pessoas fsicas. A expectativa de que o nmero chegue a 150 milhes, com a incluso das contas de luz, gs, gua e esgoto. Por outro lado, os pedidos para retirada de dados somam 360 mil, segundo a Boa Vista, um dos quatro birs registrados pelo BC como gestores de banco de dados (GBDs) do Cadastro Positivo. Segundo Dirceu Gardel, presidente da Boa Vista, com a entrada de informaes de telecomunicao, estima-se que 9 milhes de CPFs entraram no mercado, com a possibilidade de ter acesso ao crdito. Bancos e empresas de varejo que vendem a crdito no tinham acesso a essas pessoas, falou o representante da Boa Vista. So pessoas que no so bancarizadas, mas que tm emprego, pagam suas contas de telefone e tudo mais, acrescentou.
Na opinio do presidente da associao comercial de Marlia, Adriano Luiz Martins, mesmo que o cadastro no esteja completo, Banco Central e os birs j encontram efeitos positivos. Pesquisa divulgada recentemente com cerca de 2 mil consumidores, a Boa Vista reportou queda mdia de 10,4% das taxas cobradas no crdito pessoal no consignado, mesmo resultado apontado para reduo mdia do spread (diferena entre a taxa que o banco cobra do cliente e a que ele paga na captao dos recursos) nessas operaes no relatrio do BC de maio de 2021. Isso quer dizer que o crdito fica mais fcil e confivel, e mais dinheiro para a circular no varejo em geral, disse animado ao defender, tambm, uma maior utilizao do Cadastro Positivo.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|