Segundo pesquisa do Ibope realizada em agosto, as crianas brasileiras com idades entre dois e 11 anos, utilizaram a Web em mdia trs horas e 15 minutos a mais no ms mencionado. O nmero representa um crescimento de cerca de 22% em relao ao mesmo perodo em 2001. A pesquisa inclui somente as crianas que navegaram sozinhas sem a ajuda ou orientao de um adulto, pois incluindo a participao ou orientao de adultos, o crescimento no acesso significativamente maior.
Outro dado importante a classificao do Brasil no ranking mundial. As crianas brasileiras s perdem em tempo de navegao na Internet para as americanas e as japonesas. Se formos contar com o acesso feito nas escolas, muito mais generalizado nos pases mais desenvolvidos, o nmero brasileiro ainda pequeno, embora no deixe de ser interessante que, em termos de acesso domstico, as crianas brasileiras utilizem a Internet mais intensamente que as europias.
Principalmente, em praas como a Frana e a Sucia, que so lderes mundiais na disseminao da rede e onde os sistemas online esto presentes desde o incio da dcada de 90.
Quem mais atrai a ateno desse pblico so os grandes portais, mas existem algumas pginas que tambm tm uma grande afinidade com esse pblico, a exemplo do CartoonNetwork e dos stios de esportes. A penetrao desse pblico na Web cada vez maior, por isso muitas empresas esto se voltando para a necessidade dos anunciantes descobrirem uma maneira de integrarem a net na sua estratgia de mdia de forma mais eficaz.
Para a gerao que nasceu a partir do final dos anos 80, a Internet no se trata de uma nova mdia, mas de uma mdia como qualquer outra, como o rdio, a televiso e o jornal foram para seus pais.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet.
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