|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Dirigente da Associao Comercial comemora elevao nas vendas |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Gilberto Joaquim Zochio, secretrio da diretoria da associao comercial, animado com os ltimos ndices |
|
O secretrio da diretoria da Associao Comercial e de Inovao de Marlia, Gilberto Joaquim Zochio, comemorou os dados apresentados pela Boa Vista, em que as vendas do comrcio nacional cresceram 1,2% entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Foi o quarto avano consecutivo na comparao mensal, comemorou o dirigente que considera importante este tipo de reao do varejo nacional, em virtude do momento delicado que atravessa o setor, em razo de haver expectativa positiva quanto ao incio do segundo trimestre do ano. A retomada do crescimento no comrcio j uma realidade, acredita o dirigente mariliense ao observar os nmeros apresentados.
Diante dos dados apresentados, na comparao com janeiro do ano passado, a alta foi de 1,0%. Na anlise de longo prazo, medida pela variao acumulada em 12 meses, a curva se manteve numa trajetria de crescimento, passando de 1,3% para 1,5% entre os meses de dezembro e janeiro. Segundo Flvio Calife, economista da Boa Vista, os resultados positivos de agora no deixam para trs os obstculos que o setor deve ter pela frente. Este ser mais um ano de inflao e juros altos, como foi em 2022, e tambm esperada uma desacelerao mais contundente do crdito em funo dos maiores riscos, no s da parte do consumidor, avaliou o especialista ao pedir cautela sempre, em virtude de que a taxa de inadimplncia subiu bastante no ano passado, tambm de parte das empresas, que podem daqui em diante se deparar com um mercado de crdito mais rgido. Somados esses fatores ao cenrio macroeconmico, que no favorvel no momento, mais provvel que a curva de longo prazo do indicador entre numa tendncia de desacelerao em breve, afirma o economista.
Gilberto Joaquim Zochio demonstrando mais otimismo disse que, ainda assim, a projeo da Boa Vista para as vendas do comrcio ao longo do ano de alta, mesmo que inferior ao crescimento observado em 2022. Tudo depende da forma como se quer observar os nmeros, arrisca o dirigente ao notar elevao nas vendas nos nmeros e na prtica. Apesar das incertezas, que nos acompanha desde a pandemia, o consumidor tem reagido de forma positiva, falou o dirigente da associao comercial de Marlia, que tambm pede cautela, mesmo com um cenrio mais positivo. O varejo vive de altos e baixos, dependendo do perodo, frisou ao lembrar que o primeiro semestre do ano tido como o perodo em que se paga mais impostos para se manter no mercado. No segundo semestre onde realmente o comrcio em geral tem uma rentabilidade maior, ressaltou.
Um aspecto lembrado pelo secretrio executivo da associao comercial de Marlia que o Produto Interno Bruto (PIB) encerrou o ano com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhes. Esse o resumo dos nmeros, arriscou ao destacar que o crescimento do PIB em 2022 foi puxado pelas altas nos servios (4,2%) e na indstria (1,6%), que juntos representam cerca de 90% do indicador. Desses 2,9% de crescimento em 2022, os servios foram responsveis por 2,4 pontos percentuais, mostrou o secretrio executivo. Alm de ser o setor de maior peso, foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuio na economia no ano, disse Gilberto Joaquim Zochio que aguarda os novos ndices para ter a certeza de que a retomada do varejo de fato uma realidade.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|