|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Título:
|
Associao Comercial destaca dia comemorativo para o varejo |
|
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Jos Augusto Gomes, da associao comercial, fala sobre o Dia do Consumidor, celebrado internacionalmente dia 15 de maro |
|
Dia 15 de maro celebrado mundialmente o Dia do Consumidor. O superintendente da Associao Comercial e de Inovao de Marlia, Jos Augusto Gomes, lembra que a data comemorada desde 1962, quando surgiu nos Estados Unidos. No Brasil passamos a dar grande importncia e relevncia, somente a partir de 2014, recordou o dirigente mariliense ao lembrar a movimentao que o varejo vem promovendo por causa da data, criando, inclusive, a chamada Semana do Consumidor. Como se trata de um dia normal de trabalho, muitas lojas esto realizando promoes durante toda a semana, apontou o dirigente ao destacar a prpria campanha desenvolvida pela associao comercial em realar a data durante todo o ms. Fomos mais alm, em realizar a campanha Liquida Marlia, durante todo o ms de maro, destacou o dirigente ao mostrar neste ms, duas datas interessantes para o varejo: Dia 08, Dia Internacional da Mulher e Dia 15, Dia Internacional do Consumidor.
De acordo com Jos Augusto Gomes o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente dos EUA, John Kennedy, para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. No Brasil o evento ganhou vida em 2014, e ano a ano, a data vem se destacando no varejo on-line, inicialmente, devido ao seu volume de buscas, vendas e intenes de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatrio para os e-commerces, tambm. Recentemente, surgiu a tendncia de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoes, incentivando os clientes a anteciparem as compras. assim que vai se tornando tradio, dependendo muito da demanda, falou o experiente dirigente, ao apontar a "Black Friday" como exemplo neste sentido.
Ao observar as recentes pesquisas sobre a data, Jos Augusto Gomes mostra que o faturamento total do varejo on-line, por exemplo, entre 1 e 15 de maro do ano passado foi de R$ 7,2 bilhes. Segundo a pesquisa da AlliN, o perodo de um ms que antecedeu o Dia do Consumidor foi marcado por diversos picos de visitas no e-commerce. Esse cenrio revela a importncia da ativao de campanhas com antecedncia para a gerao de trfego. J as vendas tiveram o seu pico no prprio Dia do Consumidor, indicando que muitos usurios acompanharam os produtos desejados ao longo do ms e, ento, fizeram suas compras na data oficial do evento. As categorias de produtos que mais geraram faturamento na ocasio foram Telefonia, Eletrodomsticos, Eletrnicos, Informtica e Moda e Acessrios. J em relao ao nmero de pedidos, os segmentos de destaque foram Moda e Acessrios, Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Sade e Utilidades Domsticas.
Seja para o dia, semana ou ms de celebrao ao consumidor, Jos Augusto Gomes sugere que o lojista se preocupe em oferecer promoes atrativas; ouvir os desejos do consumidor; divulgar as atividades da loja e os produtos de destaque; oferecer vantagens aos consumidores; diversificar as formas de vender oferecendo vrias alternativas de pagamento; realizar pesquisas e procurar a fidelizao dos clientes; oferecer segurana no atendimento. O importante ter as lojas movimentadas e o consumidor se sentir bem em comprar, generalizou o dirigente da associao comercial que acredita no fortalecimento da data com o passar dos anos. Pode ser que em breve seja at um dia especial de atendimento, arriscou ao lembrar, novamente, do que aconteceu com a "Black Friday" que passou a ser uma data importante no calendrio do varejo em geral.
#
Eficaz Comunicao Empresarial Ltda ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao |
 |
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Clique
no logo acima e veja todos os textos produzidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|