Estiveram reunidos na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, representantes de classe como de: arquitetos, engenheiros, agrnomos, veterinrios, odontologia, publicitria e advogados, quando pela primeira vez iniciaram uma discusso que j vem sendo debatida entre os arquitetos, atravs do Instituto dos Arquitos do Brasil (IAB), e advogados, pela prpria OAB, sobre a cobrana de consulta profissional. um ato legal, em que o profissional e os clientes tem os seus respectivos direitos, disse Luis Carlos Pfeifer, que j iniciou movimento neste sentido entre os profissionais do Direito.
Segundo o presidente da OAB de Marlia preciso que cada representante de classe verifique dentro dos estatutos e das leis regulamentares da cada profisso, como definida a forma de cobrana. Cada categoria profissional tem uma particularidade, disse o advogado. Cada cidade vive uma realidade, frisou Cristina Bondezan, presidente do IAB de Marlia. No adianta queremos adotar valores nacionais, se em Marlia a realidade outra, ressaltou a arquiteta que tambm j desenvolve este trabalho de conscientizao profissional por parte dos associados do IAB mariliense.
Para a presidente da Associao dos Engenheiros e Agrnomos de Marlia, Cludia Aparecida Ferreira Sornas Campos, de fundamental importncia que seja feito um trabalho de abordagem ao cliente. preciso preparar muito bem as secretrias e secretrios de consultrios, escritrios e tudo mais, lembrou. De nada adianta o profissional estar consciente se a comunidade em geral no estiver, frisou Glucia Raful Sacomani, dentista e representante da Associao Paulista de Cirurgies e Dentistas de Marlia. preciso desenvolver um trabalho com os profissionais e com a comunidade simultaneamente, ressaltou Fbio Silva Stevanato, mdico veterinrio da Associao dos Mdicos Veterinrios e Zootecnistas de Marlia.
Ficou decidido que cada representante de classe ir desenvolver um trabalho especfico entre seus associados, e que na seqncia uma campanha nica voltada para a comunidade ser iniciada entre os participantes. Vamos mostrar que a qualidade do servio boa, quando existe o reconhecimento profissional, disse o publicitrio Marcelo Pelcio, representante da Associao Paulista dos Publicitrios (APP). O cliente tem direitos quando paga, enquanto que o profissional tem deveres quando pago, frisou Luis Carlos Pfeifer.
|