A Internet se vestiu de Papai Noel em dezembro: mais de trs entre cada quatro usurios da rede mundial compraram online presentes para as festas, enviaram cartes eletrnicos e mensagens de fim de ano via e-mail, de acordo com estudo divulgado nesta semana.
O Pew Internet and American Life Project descobriu que um pouco mais da metade de todos os usurios de Internet compraram presentes online, enquanto que um nmero similar de usurios trocou entre si cartes de Natal, um nmero levemente superior ao registrado em dezembro de 2001.
De acordo com a pesquisa, 28% afirmaram que realmente compraram presentes online, enquanto outros disseram que visitaram lojas virtuais, buscando produtos e comparando preos. Os que afirmaram terem feito compras online disseram que gastaram em mdia US$ 407, um pouco mais que os US$ 392 gastos em mdia em 2001.
Um em cada trs disse que visitou sites para encontrar informaes espirituais e religiosas, um aumento de 25% em relao ao ano anterior.
Ecoando outros relatrios da Pew, a pesquisa com 2.038 adultos mostrou que os norte-americanos esto mudando mais aspectos de suas vidas dirias para o campo online, disse Lee Rainie, diretor da entidade filantrpica.
Com as pessoas ficando mais confortveis com o e-mail, elas preferem a mensagem eletrnica ao telefone para fazer seus planos e arrumar encontros, disse o diretor.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|