Os roubos de identidade, prtica de estourar cartes de crdito e criar dvidas em nome de algum, esto no topo da lista feita pela Federal Trade Commission, responsveis por 43% das 380 mil reclamaes registradas pela agncia e outras organizaes de proteo ao consumidor. As informaes so da ZDNet.com.
Os golpistas atraram um nmero maior de vtimas pela Internet, se baseando em sites e e-mail no desejado para realizar seus esquemas em vez dos meios clssicos, telefone e correio.
Segundo o chefe do escritrio de proteo ao consumidor do FTC, Howard Beales, os internautas consumidores precisam ter certeza de que esto lidando com um vendedor legtimo antes de dar nmeros preciosos de carto de crdito ou outras informaes importantes.
De acordo com o FTC, 47% das reclamaes de fraude que no estavam ligadas a roubo de identidades, so relacionadas Internet. As fraudes em leiles online foram as fontes mais comuns de reclamaes, seguidas por lojas virtuais que no entregaram o produto prometido.
No total, os consumidores registraram perdas de mais de US$ 343 milhes em 2002 ligadas a fraudes, grande aumento em relao ao ano anterior.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
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