Uma pesquisa indita realizada pela Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico, em parceria com Internet Business Boucinhas & Campos, que atua na prestao de servios de consultoria em Internet, e com a Universidade de Braslia (UnB), sob superviso geral da Universidade de Sheffield, do Reino Unido, mostra o quanto as empresas esto preparadas para a Economia Digital e o quanto se preocupam com a tecnologia, hoje, no Brasil. Realizado simultaneamente em 50 pases do mundo, o estudo foi feito com 51 empresas com atuao no Pas.
A economia digital vem sendo objeto de estudos mtricos de toda natureza, como mesmo lembra Cid Torquato, em todas as partes do mundo. fundamental aprendermos a usar os recursos da Internet para gerar informaes estratgicas em gesto empresarial, relaes com o cliente e benchmarks de mercado, buscando o crescimento de produtividade e competitividade nas empresas, assegura o diretor executivo da Camara-e.net.
Para Luciana Mouro, doutoranda da rea de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Braslia (UnB), essa pesquisa importante para ajudar a mensurar como o comrcio eletrnico est formulado atualmente e como ele ir afetar as organizaes no mundo. A idia mostrar o quanto os negcios eletrnicos geram de impacto dentro das empresas hoje. Uma das perguntas que costumamos fazer : qual ser o cenrio das companhias no futuro?, lembra Luciana. Esse estudo nos ajuda a ter uma melhor viso do quanto mudam as estruturas de trabalho nas corporaes com a chegada do e-business.
A pesquisa foi focada em executivos de empresas dos setores pblico e privado que, de forma direta, transacionam pela Internet. O estudo abrangeu meia centena de respondentes, com a aplicao de questionrio com alternativas de resposta nica, diz Raul Hara, gerente da Internet Business Boucinhas & Campos. O fato dos entrevistados serem, em sua maioria, scios da Camara-e.net d maior credibilidade aos resultados, pelo simples fato de que o perfil dos associados desta entidade altamente representativo junto ao empresariado brasileiro. A Camara-e.net possui, hoje, cerca de 160 empresas associadas.
O estudo, que est sob responsabilidade do professor e doutor Jairo Eduardo Borges-Andrade, do departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB, e coordenado globalmente pelo professor e doutor Chris Clegg, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, deve ser realizado a cada dois anos, com o intuito de monitorar os processos de e-business em alguns pases do mundo.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|