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Nmero de consultas cresce 6,31% em 2003 |
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Taicir Khalil acredita num aumento da conscientizao de comerciante em se precaver contra calotes |
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O Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC), da Associao Comercial e Industrial de Marlia, cresceu 6,31% segundo o relatrio apresentado ontem na entidade, durante os seis primeiros meses do ano. Na opinio do presidente do rgo de consulta, Taicir Khalil, os nmeros j eram esperados, pois a entidade vem crescendo e o nmero de lojas que adota a consulta prvia, antes de efetuar uma venda, tambm crescente. Na verdade a cada dia que passa as pessoas esto tomando mais cuidados para que o prejuzo no seja maior ms a ms, opinou o dirigente.
Segundo o relatrio mensal do SCPC, em junho foram realizadas 80.120 consultas, sendo o segundo melhor ms do ano em volume de servio, perdendo apenas para o ms de maio que atingiu 89.984 consultas. Mas devemos levar em considerao que maio o segundo melhor ms do ano para o comrcio, lembrou Taicir Khalil ao se referir ao Dia das Mes. Por outro lado, junho o ms em que se comemora o Dia dos Namorados, considerado o terceiro melhor ms do ano em expectativa de vendas. Os nmeros confirmam isto, frisa o presidente do SCPC.
Na comparao com o ms de junho do ano passado, quando foram realizadas 70.342 consultas, houve um crescimento de 13,90%, o que tambm considerado normal, segundo Taicir Khalil, em razo do crescimento da Acim, que vem aumentando o nmero de scios e a credibilidade que o sistema vem tendo, junto ao comerciante. Tem tambm o aspecto de mais gente nas lojas, mas isto difcil de ser mensurado, explicou o dirigente que tem esses nmeros como parmetros para estudar o comportamento do consumidor nas lojas da cidade.
O fato do sistema do SCPC ser nacionalizado, ou seja, todas as informaes cadastrais esto ligadas aos demais sistemas de proteo ao crdito no Pas, tambm estimulam o comerciante a consultar sempre, ao receber um cheque ou abrir um credirio. Os nmeros mostram tambm, uma conscientizao maior por parte do comerciante mariliense, disse satisfeito com os nmeros apresentados. Se estes nmeros apontam comportamento de lojistas e consumidores, podemos dizer que possvel apontar o ndice de inadimplncia no comrcio de Marlia, falou ao acreditar que em junho deste ano, este ndice chegou a 2,74% em relao ao nmero de pessoas que foi includa ao SCPC, daqueles que saram da lista.
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