Com o fim das frias escolares, o nmero de internautas residenciais ativos voltou a crescer em agosto no Brasil, segundo o Ibope eRatings. Essa populao somou 7,54 milhes de pessoas, alta de 3,8% em relao a julho, quando a web brasileira viu o nmero de usurios domsticos cair 8,42% em relao ao ms anterior.
Ainda que o tempo navegao em agosto tenha diminudo em relao ao ms das frias, os brasileiros gastaram, em mdia 11 horas e 15 minutos on-line. A marca ainda os mantm frente dos principais pases europeus, como Frana, Alemanha, Itlia, Inglaterra e Espanha.
O Ibope destaca que apesar da conjuntura econmica adversa, os usurios brasileiros continuam utilizando a internet com grande intensidade, perdendo somente para japoneses e americanos.
Marcelo Coutinho, diretor de Servios de Anlise do Ibope eRatings, diz que o grande destaque deste ms ficou por conta dos sites de universidades, que foram visitados por 30,1% dos internautas. Segundo ele, o nmero representa um recorde para a categoria e que coloca o Brasil, em termos proporcionais, acima da Europa e dos EUA.
O acesso aos sites universitrios, em termos percentuais, foi de 25,9% no Reino Unido, 23,1% nos EUA e na Espanha, 22% na Itlia e 19,7% na Frana. uma demonstrao clara da demanda por conhecimento e do potencial da web no setor de educao e capacitao, afirma o analista.
O site da USP, lder do segmento no Brasil, foi visitado por cerca de 790 mil usurios nicos 10,48% do total, marca que supera de longe o de instituies reconhecidas mundialmente, como Harvard e a Sorbonne, destaca Coutinho. Segundo o Ibope eRatings, em alguns casos a USP consegue superar tambm em nmeros absolutos instituies como a Universidade de Oxford (Inglaterra), com 202 mil visitantes, a Universidade da Califrnia, onde a Internet foi criada h mais de 30 anos (777 mil visitantes), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em ingls), com 664 mil visitantes ou a Universidade de Bolonha, na Itlia, que com mais de 500 anos de existncia foi visitada por 346 mil internautas. O segundo site do ranking da categoria, no Brasil, foi o da Unicamp, com 380 mil visitas nicas.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|