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Título:
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Palestra orienta empresrios sobre novos comportamentos |
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alestra na Acim, mostra a importncia do Cdigo de Defesa do Consumidor para o empresariado |
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O Cdigo de Defesa do Consumidor, atravs de uma viso administrativa, foi tema de palestra no auditrio da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), num trabalho em conjunto entre a entidade comercial e o Escritrio Regional do Sebrae em Marlia. O consultor jurdico do Sebrae/SP, Renato Almeida Silva foi o responsvel pela apresentao, que contou com quase 100 empresrios marilienses. Foi um momento importante para o empresariado que muitas vezes considera o Cdigo de Defesa do Consumidor, como um problema, disse o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho. Na verdade o cdigo bom para os dois lados: consumidores e empresrios, opinou o dirigente.
Segundo Renato Almeida Silva, o poder mudou das mos da empresa para as mos do consumidor, sendo o Cdigo de Defesa do Consumidor uma poderosa ferramenta de manuteno deste poder. Hoje o universo de consumo conta com mais de 60 milhes de consumidores, disse ao ampliar a discusso. So 70 milhes de pessoas que no tem o primeiro grau de escolaridade e apenas 1% desse total consegue chegar s universidade, falou ao mostrar a complexidade de relacionamento ao generalizar a classe consumidora.
Dentro da apresentao que fez, o consultor jurdico do Sebrae/SP, especificou os envolvidos dentro do Cdigo de Defesa do Consumidor entre fornecedor e consumidor, e explicou a relao de consumo. de fundamental importncia que o empresrio saiba das obrigaes e das regras do jogo ao manter um relacionamento comercial com o cliente, disse o consultor ao enumerar uma srie de situaes delicadas em que o empresrio precisa estar atento como: embalagens, informaes especficas sobre o produto, garantias, prazos de validade, publicidade, recall, troca de produtos e demais conformidades legais para a comercializao de mercadorias.
O ms de outubro considerado o ms do empreendedor, segundo o diretor administrativo da Acim, Jos Augusto Gomes. Assim sendo, a entidade em parceria com o Sebrae est promovendo uma srie de programas com este objetivo. A palestra sobre o Cdigo de Defesa do Consumidor uma delas, em razo de ser bsico o conhecimento sobre como manter o relacionamento com o cliente dentro das imposies legais, disse o dirigente comercial ao considerar oportuna a apresentao. Nos dias de hoje, a informao continua sendo a principal arma para investimentos e eliminao de problemas, resumiu Srgio Lopes Sobrinho.
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