A queda nos preos est elevando de maneira significativa a demanda por notebooks em um momento em que os consumidores individuais trocam seus velhos computadores de mesa por mquinas portteis mais potentes. Os fabricantes de Taiwan produzem cerca de 60% dos notebooks vendidos no mundo, de marcas como Dell, Toshiba e Hewlett-Packard, e esperam fazer grandes investidas no segmento domstico no prximo ano.
Mas analistas no esperam que o mesmo ritmo de substituio ocorra no mercado corporativo. Para uma empresa que d valor a suas informaes, distribuir notebooks a seus funcionrios, alm da equipe de vendas, significa aumentar o risco de vazamento de dados, afirma o analista do Goldman Sachs Henry King.
Especialistas do setor acreditam que as vendas de notebooks podem chegar a um tero do mercado de computadores, uma alta em relao ao atual ndice de 25%. Mas os fabricantes de Taiwan so mais otimistas. A Compal Electronics, segunda maior fabricante em regime de terceirizao de notebooks, afirmou no ms passado esperar que as vendas de computadores portteis representem 50% do mercado de PCs at 2007, com as empresas aumentando sua busca por flexibilidade e mobilidade.
O maior fabricante do segmento, a Quanta Computer, que produz 25% de todos os laptops do mundo, estabeleceu novos recordes para a receita mensal nos ltimos 12 meses consecutivos. Por trs do forte aumento est a recuperao na demanda global aps dois anos de queda. A retomada motivada pela dura competio entre as fabricantes taiwanesas que est fazendo o preo dos produtos despencar.
Desde que o preo no esteja to longe de um computador de mesa com tela de cristal lquido, os consumidores vo obviamente se inclinar para os mais leves e convencionais laptops, disse Charles Chou, analista da MIC.
Colaborao de Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia
|