Nem s diverso e Orkut servem de passatempo para os internautas brasileiros. Em poca eleitoral, blogs polticos acabam ganhando ateno de alguns usurios mais engajados, embora esse tipo de ferramenta menos ldica ainda no tenha se solidificado como um canal legtimo de divulgao de informaes, dizem especialistas.
Na atual campanha presidencial dos Estados Unidos, os blogs assumiram uma posio to importante que chegaram at a desbancar uma notcia veiculada pela rede CBS.
Em setembro, o canal de TV usou documentos para questionar o histrico do presidente George W. Bush na Guarda Nacional, mas, minutos depois do programa, blogueiros comearam a discutir a autenticidade dos papis apresentados. A CBS acabou admitindo que foi enganada e que havia usado documentos questionveis sobre uma possvel fraca atuao do presidente nos quadros militares.
Guilherme Mendona, gerente de negcios da Impact, empresa de assessoria a Internet de Marlia, disse que pouco a pouco, a grande imprensa escrita no Brasil adota novas mdias, como edies online e blogs de colunistas, para escoar suas notcias mais quentes, que no poderiam aguardar o jornal do dia.
Segundo ele, as informaes divulgadas mostram que pessoas no ligadas imprensa tambm j perceberam que os blogs as colocam no preo como distribuidoras de informao e aproveitam para despejar suas opinies e histrias na web e contestar as da mdia.
Mas para Elizabeth Saad Corra, professora da Universidade de So Paulo (USP) e autora do livro Estratgias para as Mdias Digitais, os blogs ainda no so no Brasil um canal de comunicao srio entre as pessoas.
O blog para dar certo como instrumento de comunicao tem que ser credenciado, no pode ser como o velho dirio, do tipo bota l uma opinio e pronto, observa.
|