Comerciantes e comercirios estiveram reunidos no auditrio da Associao Comercial e Industrial de Marlia (Acim), para a primeira fase de um trabalho de sensibilizao por parte da entidade, no sentido de intensificar a necessidade de uma melhor qualidade no atendimento no comrcio de Marlia. Atravs do professor e consultor de empresas, alm de economista, Joo Viggiani, os participantes do encontro tiveram em pouco mais de 60 minutos, uma ampla viso sobre o assunto, bem como acesso a uma pesquisa desenvolvida no comrcio local. Foi um evento importante em que pretendemos promover mais vezes, disse o presidente da Acim, Srgio Lopes Sobrinho.
Segundo Joo Viggiani o mercado o maior financiador e o principal agente o cliente. preciso saber quem o cliente, o que ele pensa e o que ele necessita, falou ao dizer que importante ter conhecimento do que oferecer ao consumidor. No oferea coisa, frisou. Oferea satisfao, vantagens e benefcios, explicou ao dizer da importncia de se ter acesso fcil na loja, uma boa aparncia externa e interna, alm de uma comunicao de marketing bem elaborada, entre outros detalhes. Ao tratar o cliente com cortesia, profissionalismo, ouvi-lo mais, com uma postura alegre e tudo mais, a relao com a clientela passa a ser de fidelizao, falou ao utilizar recursos udio-visuais para demonstrar a importncia de se ter um bom atendimento nas empresas.
No encontro realizado na Acim, os comerciantes e comercirios que participaram do evento concluram que o objetivo do vendedor tem que ser em satisfazer as necessidades dos clientes, enquanto que o objetivo da venda tem que ser a garantia de uma prxima venda. No existem pessoas que no gostem de ser bem atendidas, ressaltou Srgio Lopes Sobrinho ao considerar vlidos encontros como este, e que devem ser repetidos. Vamos formar outro grupo para que possamos estimular uma mudana de comportamento, explicou ao avaliar a apresentao como positiva e muito instrutiva.
PESQUISA Uma pesquisa desenvolvida pela Cruz Consultoria, que estudou a satisfao dos consumidores em relao s compras no comrcio de Marlia, tambm foi apresentada parte dela aos participantes deste encontro na Acim. Dos quase 200 entrevistados, em pontos eleatrios do centro comercial, 47,47% dos ouvidos apontaram problemas na compra, explicou Mrcio Guimares Cruz, da empresa de pesquisa. O dado mais alarmante que os lojistas quase nunca se preocupam em gerar um relacionamento com o cliente, explicou o pesquisador. Ao no conseguir satisfazer as necessidades do cliente, o vnculo entre a empresa e o consumidor acaba naquele momento, falou ao observar uma reclamao, neste sentido, em 65,66% dos entrevistados. |